sexta-feira, 3 de julho de 2009

Seminário debate direitos homossexuais

Representantes da AAGLBTT de Limoeiro do Norte, que preparam o seminário.
O evento terá oficinas, palestras e preparativo para lançamento da Primeira Parada Gay em Limoeiro, para 2010.
Sendo o que se é, sem medo e sem preconceito, os homossexuais no Interior saem cada vez mais do “armário” e mostram a cara, na luta pelos direitos sexuais.
Há três anos desde a criação da Lei Municipal que pune a discriminação aos homossexuais e cria o Dia Municipal da Consciência Homossexual, a Associação de Apoio aos Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Limoeiro do Norte (AAGLBTT) realiza hoje e amanhã o II Seminário da Consciência Homossexual. Palestras, oficinas, apresentações culturais e criação da AAGLBTT Regional com 13 cidades jaguaribanas são os destaques.
Em todo o Interior existem somente duas cidades que sancionaram lei municipal que cria o Dia da Consciência Homossexual: Maracanaú e Limoeiro do Norte. E os municípios de Caucaia, Juazeiro, Horizonte, Limoeiro e Maracanaú também sancionaram lei municipal que penalizam estabelecimentos por discriminação sexual; também Barro, Farias Brito, Granja e Novo Oriente dispõem de artigos na Lei Orgânica do município para punir a discriminação por orientação sexual ou, como defende Arízio Barros, “direito sexual”.
Arízio Barros é presidente da AAGLBTT de Limoeiro, e defende que o termo orientação sexual pode dar uma idéia de escolha, “mas não se escolhe gostar de homem ou mulher, apenas se gosta”, portanto a atitude é natural e, assim sendo, torna-se um “direito sexual”. É esse direito que tem reivindicado a cada dia um maior número de gays e lésbicas de Limoeiro do Norte, que têm se sentido menos desprotegidos com a existência de uma associação que, literalmente, levante a bandeira colorida. Para Antônio Régis, vice-presidente da associação, houve um avanço significativo “no que diz respeito à ‘saída do armário’ tanto de homens quanto mulheres homossexuais”. Os dilemas do preconcento vão mais além, visto que é a conscientização e o fim da discriminação, na família e na sociedade, que são determinantes para gays e lésbicas se manifestarem sem medo do reacionismo, que angustia e desune famílias que não admitem a identidade do outro.
Em Limoeiro, a Lei Municipal Nº 1.333, de março de 2007, representou uma grande conquista para homossexuais e, inclusive, heterossexuais que defendem a liberdade sexual. A partir daquele ano o município tem o Dia da Consciência Homossexual, comemorado todos os anos no primeiro sábado de julho. O movimento tem parceria com outras organizações do Estado, como Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), e Liberdade de Amor Entre Mulheres do Ceará (LAMCE), que participam do evento.
O II Seminário da Consciência Homossexual é aberto hoje à noite na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, e haverá palestra da médica psiquiatra Célia Costa Lima, primeira-dama municipal, que defenderá a temática “Não à homofobia”. Haverá debate sobre as políticas públicas para as minorias sexuais, e discussão sobre o preconceito na sociedade no Centro Cultural Márcio Mendonça, onde também acontece oficina ministrada pela ativista Luana Marley. Ainda hoje será lançada a AAGLBTT regional com os municípios de São João do Jaguaribe, Morada Nova, Quixeré, Tabuleiro do Norte, Aracati, Potiretama, Alto Santo, Russas, Jaguaribe, Fortim, Palhano, Itaiçaba, Limoeiro, Jaguaretama e, também, Jaguaruana.
Mais informações:
Associação dos Gays, Lésbicas, Bissexuai, Travestis e Transexuais de Limoeiro do Norte (AAGLBTT) - (88) 3423.4833
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: