quinta-feira, 16 de julho de 2009

Centro Cultural Márcio Mendonça será inaugurado

Teatro é cultura, e nesta semana dezenas de agentes do fazer teatral do Ceará estarão reunidos em Limoeiro do Norte para o 2º Circuito do Sistema Estadual de Teatro (SET) no Vale do Jaguaribe.
Acontece de 16 a 18 de julho, com debates, oficinas, apresentações de espetáculos e intercâmbio dos grupos cênicos da região jaguaribana. O Circuito é trazido pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e faz parte da programação de inauguração do Centro Cultural Márcio Mendonça.
O Circuito chega a Limoeiro pelo esforço direto do Secretário da Cultura Renato Remígio. Entre suas propostas, a circulação das produções artísticas da região jaguaribana e a formação de platéia para esses espetáculos teatrais. Durante os três dias do evento, serão realizados debates, oficinas e apresentações de espetáculos teatrais. Além de proporcionar um intercambio entre os grupos cênicos e artísticos da região, o evento tem o objetivo de incentivar, tanto os grupos e as produções teatrais já existentes, quanto a criação de novos grupos.
As oficinas serão destinadas a diretores e/ou atores que já tenham experiência no fazer teatral. Mais informações na Secretaria de Cultura, localizada na área administrativa do Centro Cultural Marcio Mendonça.
O 2º Circuito, sediado em Limoeiro, é fruto das ações que preconiza o Sistema Estadual de Teatro (SET), sancionado pela Lei 13.604, de 28 de junho de 2005, tem por objetivo promover a articulação e a troca de experiência entre os teatros existentes no Estado, encaminhar o debate sobre o papel e função dos teatros junto as comunidades, propor formas de provimento de recursos, financiamento e fomento destinados aos equipamentos do Sistema, promover e facilitar contatos dos teatros com entidades nacionais e internacionais.
Acontecem circuitos nas regiões do Litoral Oeste, Vale do Curu, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Serra da Ibiapaba, Centro-Sul, Vale do Salgado, Cariri, Região Metropolitana de Fortaleza e Sertão Central.
PROGRAMAÇÃO
DIA 16/07, Quinta-feira
LOCAL: CENTRO CULTURAL MÁRCIO MENDONÇA
9:00h – Reunião do Fórum de Cultura e Turismo;
Inicio da Oficina: Teatro Expressionista.
LOCAL: PRAÇA DA ASSUNÇÃO
19:00h - Cortejo de Abertura (Concentração).
LOCAL: CENTRO CULTURAL MÁRCIO MENDONÇA
20:00 – Ato Inaugural do Centro Cultural Márcio Mendonça;
Abertura da Exposição “Márcio Mendonça”;
Espetáculo convidado: Carrossel do Tempo (Russas).
DIA 17/07, Sexta-feira
LOCAL: CENTRO CULTURAL MÁRCIO MENDONÇA
9:00h - Debate de Espetáculos;
Oficina: Teatro Expressionista.
19:00h - Espetáculo Convidado: A Bela Aborrecida (Morada Nova)
Espetáculo da Mostra Inter-regional:
“Consciência” (Santana do Acaraú);
22:00h – Show Musical: Banda K-Zumbá (Russas).
DIA 18/07, Sábado
LOCAL: CENTRO CULTURAL MÁRCIO MENDONÇA
9:00h - Debate de Espetáculos;
Oficina: Teatro Expressionista.
19:00h - Espetáculos da Mostra Inter-regional:
O Imaginário: A Odisséia do Guerreiro Brincante. (Jucá);
Ondas Secas (Quixadá).
Espetáculo convidado: “Patativa Canta no Céu” (Tabuleiro do Norte)
00:00h - Horário “maldito” - Expresso Experimental (Russas)
Mais informações:
Secretaria Municipal da Cultura de Limoeiro do Norte
(88) 3423-1965
Informações:.www.limoeirodonorte.ce.gov.br / Foto: Mário Oliveira

2 comentários:

Valdecy Alves disse...

Peça Teatral: ONDAS SECAS


Um Novo Olhar de Antonio Conselheiro sobre o Sertão


Imagine Antonio Conselheiro renascido num palco, fazendo uma verdadeira análise de todo o sertão e de si mesmo, dentro de uma visão crítica questionadora.... ao mesmo tempo falando numa linguagem embasada na literatura popular, com musicalidade e muitos trocadilhos.

A peça teatral ONDAS SECAS – Um novo olhar de Antônio Conselheiro sobre o Sertão representará a Região Sertões de Quixeramobim no II Circuito SET de Teatro, em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. O evento é organizado pelo Sistema Estadual de Teatro (SET), em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte. A apresentação marca o início da nova temporada da peça que acontecerá:



No dia 18 de julho, a partir das 20:00h no Centro Cultural Márcio Mendonça, um espaço de referência para as Artes Cênicas na região do Vale do Jaguaribe.



A peça recebeu prêmio de circulação estadual junto à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, ganhou prêmio de melhor texto no festival de teatro de Acopiara, representou o Nordeste em festival de Teatro em Salvador, esteve em Vitória, no Espírito Santo, além de ser encenada nas seguintes cidades: Fortaleza (Dragão do Mar e IBEU), Caucaia, Aquiraz, Quixeramobim, Crateús, Sobral, Maranguape, Guaramiranga, entre outras.



A platéia conhecerá um Conselheiro Crítico capaz de interpretar a sua história, a história do seu povo, à luz dos movimentos populares e dos surtos messiânicos. COMPAREÇA, CONFIRA E PARTICIPE DO DEBATE LOGO APÓS A PEÇA.



Nesse novo circular pelo Estado do Ceará, o ator Fram Paulo busca manter e fazer evoluir a performance que o consagrou. Tendo na equipe membros do Ponto de Cultura Arte Sobre Rodas e da Cia Engenheiros da Arte, que têm um belíssimo trabalho no Município de Senador Pompeu: o jovem ator Gerlânio Rodrigues, que cuida da iluminação, e Karla Samara, na sonoplastia, atriz e fotógrafa. O autor da peça, Valdecy Alves estará presente para debater com a platéia juntamente com o Fram Paulo e toda a equipe.

Laguardia disse...

Aproveitando a idéia da Passeata Virtual “Fora Sarney”, faço aqui a sugestão de que no dia 7 de Setembro de 2009, façamos outra passeata virtual, nos organizando desde já.

Esta passeata, como a Fora Sarney, começaria no seu computador e terminaria em vários pontos:

Na presidência da República, No Congresso Nacional, No Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da União, na Assembléia Legislativa de seu estado, no Palácio do Governo do seu estado, na Câmara de Vereadores de sua cidade e na Prefeitura de sua cidade.

A idéia é enviar o maior número possível de emails de protesto contra a situação atual, da falta de ética, de moral, de honestidade de nossos governantes e parlamentares.

Denunciaremos o governo federal por agir a margem da lei com a campanha eleitoral antecipada, o que é ilegal, e exigindo, como cidadãos, que fossem tomadas as devidas providências.

Os e mails seriam mandados para os seguintes enderêços:


Senado Federal: Alô Senado http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=alo_sugestoes&area=alosenado
Câmara Federal: Fale com o deputado: http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado
Supremo Tribunal Federal – Central do Cidadão - http://www.stf.jus.br/portal/centralCidadao/enviarDadoPessoal.asp
Procuradoria Geral da União - pfdc@pgr.mpf.gov.br
Presidência da República – Fale com o Presidente - https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

Gostaria de ter a opinião dos leitores com relação a idéia.