terça-feira, 21 de julho de 2009

Inaugurado Centro Cultural em Limoeiro do Norte

Centro Cultural Márcio Mendonça é o mais novo equipamento construído no Vale do Jaguaribe para a promoção das artes.
A arte não exige espaço tanto quanto a criatividade ou a liberdade expressiva, mas o “ter pra onde ir” é comemorado por grupos teatrais do Vale do Jaguaribe, que agora têm, em Limoeiro do Norte, espaço apropriado, no Centro Cultural Márcio Mendonça, que dispõe de teatro e salas para diversas artes. Embora só aberto meses depois da previsão inicial, o Centro foi inaugurado com o 2º Circuito Sistema Estadual de Teatro (SET) do Vale do Jaguaribe, durante o último final de semana.
O Centro Cultural Márcio Mendonça leva o nome de um dos maiores artistas plásticos brasileiros, natural de Limoeiro do Norte, que pintou em neoclássico, barroco e cuzquenho, este um dos estilos mais marcantes em sua obra. O prédio abriga um teatro com 200 lugares sentados, sala multimídia, de dança, de música (onde já ensaia a bandinha municipal), sala de artes plásticas, além de cantina e, no hall de entrada, espaço para exposição de obras de Márcio Mendonça, que tem trabalhos em países como França, Suíça e Alemanha.
Cena do espetáculo “Patativa canta no Céu”, apresentado durante a inauguração do Centro Cultural Márcio Mendonça, em Limoeiro do Norte.
Não havia teatro no Vale do Jaguaribe, à exceção do teatro de Aracati com sua estrutura precária e sem a devida funcionalidade. Geralmente, o espaço é improvisado nos auditórios, que não oferecem a mesma dimensão visual e acústica de um teatro propriamente dito. Mas não faltam grupos de teatro na região jaguaribana. Durante três dias, o município de Limoeiro recebeu produtores culturais dos municípios da região, que participaram de oficinas e debates durante o dia, e apresentam-se à noite, em espetáculos gratuitos abertos ao público.
O 2º Circuito SET do Vale do Jaguaribe, sediado em Limoeiro, é fruto das ações que preconiza o Sistema Estadual de Teatro (SET), sancionado pela Lei 13.604, de 28 de junho de 2005, que tem o objetivo de promover a articulação e a troca de experiência entre os teatros existentes no Estado, encaminhar o debate sobre o papel e função dos teatros junto às comunidades, propor formas de provimento de recursos, financiamento e fomento destinados aos equipamentos do Sistema, promover e facilitar contatos dos teatros com entidades representativas nacionais e internacionais.
“A construção desse equipamento cultural não é somente de Limoeiro do Norte, mas de todos os municípios que têm nele mais um espaço de fortalecimento da cultura regional”, afirma o prefeito municipal João Dilmar, durante a inauguração. O secretário da Cultura, Renato Remígio, enfatizou a importância do centro como um potencializador das expressões culturais jaguaribanas, além do estímulo à formação de platéia. A Secretaria da Cultura também funciona, provisoriamente, nesse novo complexo cultural.
Foram apresentadas peças e esquetes teatrais do Interior. Os espetáculos apresentados foram: “A Bela Aborrecida” (Morada Nova); “Consciência” (Santana do Acaraú); “O Imaginário: A odisséia do Guerreiro Brincante” (Jucá); “Ondas Secas” (Quixadá); Espetáculo convidado: “Patativa Canta no Céu” (Tabuleiro do Norte); Expresso Experimental (Russas), e show musical da Banda K-Zumbá (Russas). O Centro Cultural Márcio Mendonça foi construído pela parceria entre Prefeitura Municipal e Governos Estadual e Federal.
A carência de um espaço apropriado para apresentações sempre foi reclamação dos grupos teatrais do Vale do Jaguaribe. O ator e diretor Frank Lourenço, presidente da ONG Oficarte, de Russas, enfatizou a importância do local como espaço democrático.
Mais informações:
Centro Cultural Márcio Mendonça
Secretaria Municipal da Cultura de Limoeiro do Norte (CE)
(88) 3423.1965
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: