quinta-feira, 30 de julho de 2009

Uma revolução no agronegócio acontece em áreas irrigadas de Limoeiro do Norte e Quixeré

Está a acontecer uma revolução no agronegócio do Ceará para além dos grandes avanços registrados na fruticultura, na floricultura e na aquicultura. Discreta e eficientemente, empresários gaúchos desenvolvem, com absoluto sucesso, projetos de cultivo de sementes selecionadas de soja, de milho híbrido e de feijão.
Essa revolução — tema de uma rodada empresarial realizada na hora do almoço de segunda-feira, em Fortaleza — acontece no lado cearense da Chapada do Apodi, em áreas irrigadas dos municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré. A área plantada de soja já alcança 500 hectares, que serão 1.200 no próximo ano, pois o dono do negócio está a trabalhar para incorporar mais 700 hectares.
Chapada do Apodi produz e vende semente selecionada de soja, milho e feijão.
Toda a produção cearense de sementes selecionadas de soja é vendida antecipadamente às empresas produtoras do Centro-Oeste, do Oeste da Bahia, do Sul do Maranhão e do Sudeste do Piauí. A de feijão e milho híbrido, igualmente desenvolvida pela apropriação de alta tecnologia, é vendida aos governos dos Estados do Nordeste, incluindo o do Ceará, que tem incentivado esse nova e rendosa atividade econômica.
Abençoado por Deus, que lhe presenteou com clima quente e boas manchas de terras agricultáveis pela irrigação, o Ceará descobriu mais uma vocação: a de produtor e exportador de sementes selecionadas, cujos preços sobem a cada ano.
Informações: Blog do Egídio Serpa / Foto: Alex C. Monteiro

Nenhum comentário: