quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Associação das Pessoas com Deficiência de Limoeiro do Norte (APDLN)

Procuradora fala sobre Lei de Cotas, na semana de inclusão das pessoas com deficiência em Limoeiro. Evento ocorre paralelo à XX Feira de Negócios da Região Jaguaribana.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) estará presente, através da procuradora do Trabalho Geórgia Maria da Silveira Aragão, na Semana da Inclusão das Pessoas com Deficiência, que ocorrerá em Limoeiro do Norte a partir desta quinta-feira, dia 27 de agosto.
O evento, organizado pela Associação das Pessoas com Deficiência de Limoeiro do Norte (APDLN), ocorrerá paralelamente à XX Feira de Negócios da Região Jaguaribana (FENERJ), e se estenderá até sábado, dia 29 de agosto.
Em Limoeiro do Norte, os usuários de cadeiras de rodas precisam contar com ajudantes para ultrapassarem as barreiras arquitetônicas existentes nas vias. (Fotos: Melquíades Júnior)
Nesta quarta-feira (26/08), pela manhã, a procuradora falou à Rádio Vale do Jaguaribe sobre a atuação do MPT visando o cumprimento da legislação brasileira referente à contratação de trabalhadores com deficiência pelas empresas, em especial a chamada Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91). No Ceará, diversas iniciativas do MPT, nos últimos anos, têm contribuído para, em parceria com outras instituições como o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT), ampliar a inserção destes cidadãos no mercado de trabalho.
Além de ações judiciais que resultaram na obrigação da contratação de trabalhadores por parte de empresas que descumpriam a Lei de Cotas, diversos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s) foram firmados com dezenas de firmas no sentido de dar cumprimento à legislação. O MPT também tem promovido e participado de fóruns e seminários sobre o tema na Capital e no Interior.
Segundo a presidente da APDLN, Maria Arnete Borges, a realização da semana de inclusão objetiva sensibilizar a sociedade para a necessidade de inclusão social das pessoas com deficiência. Ela afirma que a realização do evento paralelamente à XX Fenerj permitirá apresentar à comunidade local o trabalho de pessoas com deficiência, demonstrando a habilidade destes cidadãos e profissionais.
Mais informações:
Maria Arnete Borges
Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Limoeiro do Norte
Rua Padre Custódio, 32, Apto. 109 - Centro - Limoeiro do Norte/CE.
Fone: (88) 3423-1945
Geórgia Maria da Silveira Aragão
Procuradora do Trabalho em Limoeiro do Norte.
Av. Coronel José Nunes, 685 – Centro - Limoeiro do Norte/CE.
Fone: (88) 3423-3733
NÚMEROS
25,8 mil pessoas com deficiência foram inclusas no mercado de trabalho no ano de 2008, em todo o País, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
24,5 milhões de pessoas com deficiência têm o Brasil, segundo estimativa do IBGE.
17,34% da população cearense apresentam algum tipo de deficiência (1,3 milhões de pessoas).
8,4% dos 348.818 deficientes empregados no Brasil têm restrições intelectuais.
72,6% dos deficientes mentais empregados no País são homens. Apenas 27,4% são mulheres. É a menor participação feminina entre os tipos de deficiência (a média geral é de 62,7% de homens e 37,3% mulheres).
Informações: AVOL.com.br / Fotos: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: