domingo, 30 de agosto de 2009

E o sonho virou realidade para um limoeirense

O piloto cearense José Demontier Moura deixou Limoeiro do Norte ainda criança para se consagrar como piloto de Rally.
Demontier Moura chegou ao vice-campeonato do Rally dos Sertões, segundo maior do mundo, neste ano. Em 2010, o sonho de criança pode ser coroado com o título. (Foto: Divulgação)
Ele nasceu em Limoeiro do Norte, Interior do Estado do Ceará, família simples, estudava em colégio público e era apaixonado por atletismo. Sonhava em ser atleta, conquistar vitórias além do seu município, e assim de tanto sonhar e se esforçar, começou a vencer.
Primeiro escolheu o formato de prova ideal, 800 metros, um misto de velocidade e resistência, mas que exige saber dosar e quando dar tudo de si para chegar na frente.
Dos dois Jogos do Vale Jaguaribano que participou, foi campeão nos 800 metros. Depois o sonho de criança ganhou ares mais importantes, a família mudou para a capital, porém o custo de vida da cidade grande, não permitiu a continuidade da vida de atleta. " Eu imaginei que em Fortaleza, minhas oportunidades seriam maiores e que o sonho de ser um atleta se tornaria realidade. Mas ao chegar aqui descobri que a infância torna as dificuldades mais suaves, e que na medida que ganhamos maior compreensão do significado de ter ou não, de querer e não poder, isso nos faz optar pela realidade por necessidade", diz José Demontier Moura, que aos 41 anos iniciou novamente a sentir o sabor de importantes conquistas através do esporte.
Neste ano Demontier foi vice-campeão do segundo maior rali do mundo, o Rally dos Sertões, nos quadriciclos, categoria 450cc.
Esforço
A história de Demontier nos mostra que estudo e trabalho podem gerar a realização de sonhos que os dias difíceis nos roubam. Até os 12 anos, ele acreditou que o esporte poderia ser levado adiante como profissão, acabou desistindo ao descobrir que para sobreviver seria necessário trabalhar de dia e estudar a noite.
Determinado a fazer o seu melhor sempre, ele procurou aprender tudo com afinco, de garoto humilde e sem recursos, virou vendedor de mão cheia, aprendeu sozinho a fazer dinheiro gerar dinheiro e junto com a esposa, transformou a economia de anos de suor em empreendimento.
Comércio
Abriu seu negócio e hoje é um pequeno empresário no ramo de móveis tubulares. "Mesmo com tantas conquistas pessoais, eu sentia falta daquele vento no rosto, da velocidade que quando menino só conhecia botando as pernas pra trabalhar de com força. Mas o esporte já não fazia mais parte do meu cotidiano, estava gordo e acomodado, até que um dia alguns amigos me apresentaram o mundo off road", relembra ele.
Convite
Os amigos o convidaram a um passeio pelas trilhas cearenses, e foi amor imediato.
Há dez anos atrás ele começou a juntar dinheiro e assim que pôde comprou seu primeiro 4x4. Usava o carro na semana para o trabalho e no fim de semana, juntava a família e desbravava as trilhas cearenses. Sua relação com os ralis até então era apenas de admiração, fã de Riamburgo Ximenes, ele acompanhava o cearense pelas notícias que saiam na mídia.
Seis anos atrás, um amigo lhe mostrou seu novo brinquedinho, um quadriciclo. Ele não teve dúvidas, resolveu experimentar e redescobriu ali, aquela antiga sensação de vento na cara e velocidade a toda prova.
Confiança
De lá pra cá, Demontier voltou a acreditar que ser um esportista e até vencer era possível de novo. Hoje, ele já venceu várias provas importantes do Ceará, como o Velobrasil, foi vice-campeão no Piocerá, e mesmo quebrando a clavícula num tombo, ainda ficou em segundo lugar no RN1500 deste ano.
Nos quadriciclos, o cearense José Demontier sofreu um acidente na especial, e precisou ser resgatado pelo helicóptero médico. “Ainda bem que nada de grave aconteceu, mas como ainda estou com bastante dor nas costas, só amanhã decidirei se continuo”, explicou Demontier, em 4º lugar geral dentre os quadris. (enduroceara.blogspot.com)
O céu é o limite
Com todo este estímulo, acreditou que podia ir mais longe e resolveu "experimentar" o Rally do Sertões que até então só via pela televisão.
Descobriu que por lá as dificuldades são maiores do que ele previa, mas surpreendeu a ele mesmo ao sagrar-se vice-campeão e sua categoria a 450cc.
"Nunca imaginei que aos 41 anos, fosse sentir de novo a mesma alegria de menino. Trabalhei arduamente, consegui vencer na vida, tenho uma bela família, e agora estou começando a me preparar para uma conquista inédita. Quero ser campeã do Sertões em 2010", diz. Alguém duvida que sonhar deixou de ser possível?
Fonte: Diário do Nordeste (por Zarhi El Malek, Especial para o Jogada)

Nenhum comentário: