sábado, 15 de agosto de 2009

Palestras enfocam as leis de trânsito

A campanha por um "trânsito saudável" é o tema da Semana Nacional da Família, desenvolvida neste município pela Paróquia da Imaculada Conceição e o Núcleo de Mobilização Social da Secretaria da Saúde do município este sábado (15/08), quando haverá bênção de veículos e missa. Durante toda esta semana, comunidades pastorais e servidores públicos divulgam os cuidados que se devem ter no trânsito. O lema é: "Vida - dom de Deus. Conduza a sua com responsabilidade".
A intenção é conscientizar a população sobre a importância de obedecer as leis de trânsito, tão comumente infringidas nas ruas do Interior, mesmo nas cidades que têm fiscalização, como Limoeiro do Norte. Transporte de crianças menores de sete anos, malabarismos de motocicletas, avanço ao sinal vermelho, motos e bicicletas em calçadas e condução sob efeito de álcool e drogas são as infrações mais comuns e registradas pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demut) de Limoeiro do Norte.
Leis de trânsito são temas de palestras durante a Semana Nacional da Família, em Limoeiro. (Foto: Melquíades Júnior)
Em 2006, o Demut contabilizou 444 acidentes, sendo 392 com motos, 17 com carros e 35 atropelamentos de pedestres. Pelo menos 22 pessoas morreram. No ano seguinte, foram 564 acidentes, dos quais 518 com motos, e 13 óbitos. Em 2008, de janeiro a outubro foram registrados 702 acidentes, com 83% em motos e 15 óbitos. Houve 79 atropelamentos de pedestres e ciclistas.
"A gente quer provocar na população uma reflexão sobre as conseqüências que o desrespeito às leis de trânsito podem causar. E conscientizar que a paz no trânsito começa por todos nós, que é preciso respeitarmos para sermos respeitados. Por isso se faz necessário o engajamento de toda a sociedade, seja ensinando, fiscalizando, cobrando providências, enfim, contribuindo para que nossas locomoções possam acontecer de forma segura e saudável", afirma Mônica Barros, coordenadora do Núcleo de Mobilização Social, da Secretaria Municipal da Saúde.
Foi instalada uma mini-cidade para as crianças conhecerem as sinalizações de trânsito e os direitos dos pedestres nas vias públicas.
As palestras abordam os temas: "educar para o trânsito, educando para a vida"; "álcool e direção: combinação mortal"; "o homem e o trânsito", dentre outras.
Neste sábado (15/08), a Semana Nacional da Família se encerra, e neste município haverá passeata e bênção de veículos. Espera-se que os devotos trafeguem nos veículos como definem as leis.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: