quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Limoeiro do Norte comemora 112 anos

Shows, palestras e debates são as principais ações da Semana do Município, que segue até o próximo domingo, 30 de agosto.
Não falta o que fazer, entre escolher o entretenimento, o debate consciente ou a inauguração de obras na Semana do Município de Limoeiro do Norte. Até o próximo domingo, a programação começa nas manhãs e vai até o fim de noite, dividida entre shows, exposições culturais e destaque para a Feira de Negócios do Baixo Jaguaribe (Fenerj), o ensejo da Semana da Inclusão das Pessoas com Deficiência, e as bandas musicais de escolas públicas.
Coral e banda regional vão animar a Semana do Município em Limoeiro, que celebra 112 anos. Saiba mais: A história de Limoeiro do Norte
As comemorações de emancipação do município deixaram de ser apenas o dia do aniversário e, esticadas para uma semana, permitem a visibilidade das ações públicas, mas, principalmente, de cidadania pela sociedade. Nesta quinta (27/08), presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lembra que a lei existe porque "os deficientes são tão eficientes quanto qualquer outro ser humano para o trabalho".
A procuradora Geórgia Maria da Silveira Aragão, do Ministério Público do Trabalho em Limoeiro, alerta que ações judiciais já resultaram na contratação por empresas que descumpriram a Lei de Cotas. A sede do município atente todo o Vale do Jaguaribe e Sertão Central. Por ser cidade-pólo na região do Vale do Jaguaribe, Limoeiro abriga dezenas de sedes regionais de diferentes instituições, daí a programação da Semana adquirir caráter maior.
Limoeiro do Norte está situada a 204 quilômetros de Fortaleza. Ficou conhecida como a "Princesa do Vale" durante a história, como uma alcunha cultural - concentra faculdades e escolas que atendem à região jaguaribana, também poetas, artista plásticos, emissoras de rádio, jornal e até TV.
Sedia um conjunto de singularidades, que são reverberadas: a família de louceiras do fino barro que exportam para Estados Unidos e Europa, os desenhistas que produzem as revistas em quadrinhos mais lidas do mundo, o músico Eugênio Leandro, o artista plástico Márcio Mendonça, mestre brasileiro na pintura cuzquenha, intelectuais como Lauro de Oliveira Lima (introdutor das doutrinas de Piaget no Brasil) e o Rio Jaguaribe.
O município ainda tem a Chapada do Apodi, principal pólo fruticultor do Estado, mas muitos outros investimentos econômicos são pautados na XX Feira de Negócios da Região do Baixo Jaguaribe (Fenerj), realizada pelo Sebrae em Parceria com a Prefeitura, paralela à programação da Semana do Município. A feira tem exposições de equipamentos agropecuários, eletrônicos, oficinas artesanais, desfile de moda, fechamento de negócios com as instituições bancárias e shows musicais.
Nesta quinta (27/08), acontece a inauguração do Centro de Reabilitação, abertura de seminário sobre agricultura irrigada e debate sobre acessibilidade para pessoas com deficiência. Alunos das escolas públicas municipais vão mostrar o que aprenderam nos projetos de arte-educação, desenvolvidos na Secretaria de Educação. Na sexta-feira (28/08) o prefeito João Dilmar inaugura posto de saúde na comunidade de Boa Fé. No próximo sábado a cantora Taty Girl "fecha" a noite, e no domingo, 30 de agosto, uma alvorada comemora os 112 anos.
Mais informações:
Prefeitura do município de Limoeiro do Norte
(88) 3423.1165
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: