sábado, 29 de agosto de 2009

Limoeiro cria Conselho Municipal Anti-Drogas

O município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, quer diminuir e afastar os jovens do uso das drogas.
O combate às drogas terá mais um aliado neste município. Por determinação da Prefeitura Municipal, foi criado o Conselho Municipal Anti-Drogas. A medida acontece num contexto de avanço do tráfico e do consumo de drogas no Interior. Caberá ao novo órgão a elaboração de atividades desde o tratamento preventivo ao alcance ao usuário em fase de recuperação e já atendido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
Um problema social, cultural e de saúde, as drogas não atingem somente quem consome, mas todos ao redor - a família principalmente - do indivíduo que pelos mais variados motivos mergulhou no mundo das drogas. Sofrem família, amigos, e o usuário.
Caberá ao novo órgão a elaboração de atividades desde o tratamento preventivo ao alcance ao usuário em fase de recuperação e já atendido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.
No município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, o Programa de Erradicação das Drogas (Proerd), Projeto Liberdade Assistida e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) são feitos por instituições que atuam no combate às drogas, no entanto, o recém-criado Conselho Municipal Anti-Drogas chega como a "mão" da sociedade em torno do problema.
Reuniões
"Já estamos fazendo as primeiras reuniões, vamos discutir um logotipo para o Conselho, que será produzido pelos alunos das escolas públicas, então já demonstra a primeira interação do conselho com esses jovens. Sabemos que o assunto é complexo e perigoso, por causa do tráfico, mas vamos atuar diretamente na educação", afirma Mazé Barros, presidente do Conselho Municipal que, de acordo com ela, é um dos raros que existem no Interior.
O professor e vereador Hélio Herbster fez pronunciamento na plenária da Camara Municipal afirmando ser "extremamente preocupante" o problema das drogas na juventude local. "Estamos sendo invadidos pelas drogas. Temos filhos adolescentes e a mania dos pais é dizer que os filhos não levam ninguém para o mal caminho, é sempre o filho alheio, mas essa atitude precisa mudar e a sociedade se preocupar com esse problema desde o berço", afirmou o professor.
Oportunidade
Ele defende ser a oportunidade de trabalho uma das principais saídas do mundo da drogas. "Só usa quem não tem o que fazer", admitiu Herbster, preocupado, também, com o consumo das drogas lícitas pela juventude.
A maconha, mas, principalmente, o crack são as drogas mais consumidas na região do Vale do Jaguaribe. De acordo com Mazé Barros, apenas Limoeiro do Norte e mais outros seis municípios do Interior estão com conselhos anti-drogas atuando. "É uma missão muito forte. Havia sete anos que a lei que cria o Conselho estava aprovada no papel, e quando o prefeito João Dilmar nos chamou pedindo a sua consolidação, nenhuma das lideranças da sociedade pensou duas vezes, pois é uma questão de necessidade".
Mais informações:
Conselho Municipal Anti-Drogas
Limoeiro do Norte
Mazé Barros - (88) 9955-4537
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: