quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

'Curta Canoa' tem encerramento em Limoeiro

Vida longa para o curta-metragem e para o principal evento a difundir essa modalidade de produção audiovisual no Ceará: o Curta Canoa.
Um caminhão trazendo um projetor de cinema "de verdade" chegou às praças públicas, e da última quinta-feira até hoje (23/12), cidades da região jaguaribana e do litoral leste recebem o Quinto Festival Curta Canoa Itinerante. São exibidos filmes do Ceará, Bahia, São Paulo e do Distrito Federal. Na Praça da Matriz de cada cidade, um caminhão com projetor de cinema leva para o telão documentários e trabalhos de ficção para quem não tem acesso ao cinema.
O nome oficial é Festival Latino Americano de Curta Metragem, ou "Curta Canoa". No ano em que foi realizada a sua quinta edição, na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, o, agora, Curta Canoa Itinerante percorre, do dia 17 até 23 deste mês, os municípios de Russas, Beberibe, Icapuí, Aracati, Cascavel e Limoeiro do Norte, sempre a partir das 19 horas, filmes de longa e curta metragem que já foram selecionados para o Festival Curta Canoa, em Aracati.
Na Praça da Matriz de cada cidade, um caminhão com projetor de cinema leva os filmes para os moradores.
Do roteiro dos filmes para exibição nas praças estão "Zé Sozinho", do cineasta Adriano Lima (CE); "Canoa Veloz", do cineasta Tibico Brasil (CE); "Doido Lelé", da diretora baiana Ceci Alves; "Calango Lengo", do paulista Fernando Miller; "Patativa do Assaré", do cineasta cearense Rosemberg Cariry; "Coração dos Deuses", do diretor Geraldo Moraes (DF); e "Labirinto", dos cineastas Tibico Brasil e Margarita Hernandez. Têm filmes para todos os gostos, e um belo retrato da história do Estado, como a de um cearense apaixonado por cinema que levava em sua bicicleta a sétima arte para as crianças da zona rural do Cariri e tornou-se conhecido nacionalmente como o "cinéfilo do sertão", José Raimundo Cavalcante, ou simplesmente "Zé Sozinho".
No Distrito de Flores, município de Russas, a comunidade lotou a praça. "Essas ações vêm criando na comunidade uma cultura de divertir-se com outras alternativas, formar plateia e valorizar o cinema nacional", afirma Talvanes Moura, coordenador da Associação Carnaubeira de Arte e Educação.
Mais Informações:
Curta Canoa Itinerante
Adriano Lima- Coordenador geral
(85) 9181.4551
Informações e Foto: Diário do Nordeste

Um comentário:

José Luís disse...

Em fevereiro chega mais um. Vamos gravar com um cidadão limoerense.
http://cinekrusmanta.blogspot.com