sábado, 5 de dezembro de 2009

Projeto Feira de Ciências consolida prazer pelo aprendizado em Limoeiro do Norte

Quarto ano da Feira de Ciências levará mais de 300 experimentos para a praça.
A ciência mais próxima do cotidiano, o aluno mais por dentro do assunto visto em sala de aula e grandes lonas com experimentos na Praça da Igreja Matriz . Com o Projeto Feira de Ciências, que será iniciado na próxima quarta-feira, 9 de dezembro, realizado pela Secretaria Municipal da Educação de Limoeiro do Norte, os estudantes das escolas públicas municipais aprendem a ver o conhecimento científico de uma forma atrativa e inovadora. Milhares de experimentos científicos são desenvolvidos nas escolas, e os melhores participam de exposição em praça publica na Feira Municipal de Ciências, com distribuição de computadores, bicicletas e aparelhos de DVD para os melhores trabalhos.
“Há necessidade de mudanças no ensino de Ciências que favoreçam a melhoria efetiva na qualidade do ensino, objetivando uma integração do aluno com o cotidiano. É importante desenvolver uma proposta que vise ao avanço do conhecimento científico e transforme o educando em agente ativo, deixando de ser mero receptor”, afirmam os coordenadores da Feira, Edgardo Bessa e Zenaide Santiago.
A feira foi implantada em 2006 na rede municipal de ensino. Durante esses quatro anos de participação estudantil nas feiras de ciências, verificou-se uma evolução nos conceitos científicos. A ciência passou a fazer parte do cotidiano do aluno, deixando de ser um mero assunto do livro didático para se transformar em uma ciência viva, capaz de motivar e despertar nos alunos o interesse para um conhecimento científico que outrora não fazia parte de sua vida.
Antecedendo a Feira Municipal, aconteceram as Feiras de Ciências nas escolas, com participação de todos os alunos, que têm seus trabalhos selecionados para a Feira Municipal (turmas do 4º ao 9º ano). Nenhum dos resultados alcançados foi mais evidente que o engajamento direto de professores, pais e, principalmente, alunos das escolas: em 2006, foram expostos 127 experimentos e os projetos de 17 Núcleos de Ciências, envolvendo 520 alunos; em 2007, a exposição contou com 324 trabalhos e 11 Núcleos de Ciências (939 alunos); em 2008 contamos com 426 experimentos, 17 projetos dos Núcleos de Ciências (1.482 alunos); e neste ano houve 363 experimentos e 13 Núcleos de Ciências, envolvendo 1.245 alunos.
A abertura deverá acontecer às 18 horas de quarta-feira (09/12), no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), com palestra do professor Marcos Valle. A exposição seguirá por dois dias na Praça José Osterne. A mega feira de ciências também conta com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Gestão e Fazenda, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Núcleo de Informação Tecnológica e Departamento Municipal de Trânsito.
Um dos momentos mais emocionantes nas primeiras edições, a premiação dos melhores experimentos é também uma experiência e investimento em educação. Crianças humildes das comunidades com destaque na feira são contemplados com dezenas de prêmios. Neste ano a premiação contará com 30 computadores para os alunos em primeiro lugar; 30 bicicletas para as equipes em 2º lugar e 30 aparelhos de DVD para os alunos em 3º lugar, além de medalhas e troféus para os alunos e professores.
Informações:.www.limoeirodonorte.ce.gov.br

Nenhum comentário: