sábado, 19 de dezembro de 2009

Limoeiro do Norte em clima natalino

Limoeiro do Norte e Russas se enfeitam com muita luz e alegria para promover a magia do Natal para a população.
Quando os camponeses europeus enfeitavam suas casas no Natal com algumas das poucas árvores cujas folhas não caíam com a neve, o verde era para pedir boa colheita. Hoje, nem mesmo a menor das praças do Interior cearense pode ficar sem as luzes e o colorido da decoração natalina. Em Limoeiro do Norte e Russas, na região jaguaribana, os enfeites estão acesos para alegria das crianças.
"O Natal, olha o Natal", diz uma mãe para a filha, que vê as luzes piscando na Praça José Osterne, ao largo da Igreja Matriz de Limoeiro. A criança parece hipnotizada, os olhos brilhando juntamente com as luzes. Maria Isabel depois aponta e confirma para a mãe, Ana Laura: "Natal!".
Enquanto isso, uma fila de crianças aguarda na expectativa uma foto com o Papai Noel. "Podiam ter arrumado um velhinho", disse uma mãe sobre o homem de barba branca de plástico, prevendo o desencanto das crianças. A banda maestro José Robles, formada por adolescentes, cantava músicas natalinas junto com o coral de jovens da Secretaria da Educação.
Luzes, colorido e a presença do Papai Noel são as principais atrações do Natal no Vale do Jaguaribe.
O prefeito João Dilmar inaugurou a decoração e pediu que as famílias tomem conta de suas crianças, "que se os pais não cuidarem dos filhos aparece quem cuide, e isso pode não ser o melhor", referindo-se ao consumo de drogas na região.
O Natal da Gente segue do centro para as comunidades. Neste sábado (19/12), o Papai Noel estará na comunidade de Ilha de Santa Terezinha, e no domingo também estará com o coral e a banda de música fazendo na Câmara Municipal. No dia 23 tem culminância o Natal Popular, na Praça da Igreja Matriz.
A cidade de Russas é uma das mais iluminadas do Vale do Jaguaribe. A decoração, cheia de luzes em torno de suas árvores e imagens sagradas, segue em vários pontos da cidade, até mesmo na rodoviária. Os russanos da Terceira Idade há duas semanas participam das confraternizações natalinas do Clube do Vovô, promovidas pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social. O município terá confraternização de Natal também nas comunidades.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: