sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Feira de Ciências mobiliza alunos em Limoeiro

A Feira de Ciências, no município de Limoeiro do Norte, acontece até esta sexta-feira (11/12). Trabalhos são expostos na Praça José Osterne.
A ciência mais próxima do cotidiano, o aluno mais por dentro do assunto visto em sala de aula e grandes lonas com experimentos na Praça da Igreja Matriz. Os estudantes das escolas públicas municipais aprendem a ver o conhecimento científico de uma forma atrativa e inovadora.
Milhares de experimentos científicos são desenvolvidos em todas as escolas, e 367 deles serão exibidos em praça pública na Feira Municipal de Ciências, com distribuição de computadores, bicicletas e, também, aparelhos de DVD para os melhores trabalhos da feira.
"Houve uma evolução acentuada no ensino da ciência, melhorando o olhar não só do aluno como do professor. Há necessidade de mudanças no ensino de ciências que favoreçam a melhoria efetiva na qualidade do ensino, objetivando uma integração do aluno com o cotidiano e transforme o educando em agente ativo, deixando de ser mero receptor", afirma o professor Edgardo Bessa, coordenador da feira. O evento foi implantado em 2006 na rede municipal de ensino. Durante esses quatro anos de participação estudantil nas feiras de ciências, verificou-se uma evolução nos conceitos científicos. O ano já não começa com a preocupação entre os alunos sobre os campeonatos esportivos, mas agora que experimento científico apresentar. A feira de ciências passou a fazer parte da discussão em sala.
Alunos de escolas municipais de Limoeiro do Norte aprendem ciência com experimentos.
Antecedendo a Feira Municipal, aconteceram as Feiras de Ciências nas escolas, com participação de todos os alunos, que têm seus trabalhos selecionados para a Feira Municipal (turmas do 4º ao 9º ano).
Em 2006, foram expostos 127 experimentos e os projetos de 17 Núcleos de Ciências, envolvendo 520 alunos; em 2007, a exposição contou com 324 trabalhos e 11 Núcleos de Ciências (939 alunos); em 2008 foram 426 experimentos, 17 projetos dos Núcleos de Ciências (1.482 alunos); e neste ano serão apresentados 363 experimentos e 13 Núcleos de Ciências, envolvendo 1.245 alunos.
Abertura
A abertura aconteceu na última quarta-feira, no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), com palestra do professor Marcos Valle. A exposição segue até esta sexta-feira (11/12), na Praça José Osterne. Estará presente o coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia, professor João Cannale.
A mega feira de ciências também conta com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Gestão e Fazenda, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) e, ainda, do Departamento Municipal de Trânsito.
O evento motiva os alunos para o estudo das ciências, por meio dos experimentos.
Mais Informações:
Secretaria Municipal da Educação de Limoeiro do Norte
(88) 3423.1519
Vale do Jaguaribe
Informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: