-
14 suspeitos de ameaçar juíza são presos na operação 'Tabuleiro Livre' - *Duas semanas após a juíza ameaçada de morte ser transferida da comarca de Tabuleiro do Norte, a Polícia realizou operação e prendeu 14 pessoas acusadas de...Há 13 anos
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Assessoria técnica para projetos de cultura
Para não se perder na burocracia dos editais, a Secretaria da Cultura de Limoeiro orienta os produtores culturais.
Estão chegando ao fim os prazos de alguns dos principais editais lançados pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) para trabalhos artísticos nas mais diversas áreas. E para que haja uma maior seleção de projetos do Interior e, portanto, uma maior descentralização dos investimentos deste setor, a Secretaria Municipal da Cultura de Limoeiro do Norte oferece assessoria para as pessoas que estão elaborando projetos para os principais editais.
O principal deles, o Edital de Incentivo às Artes, termina o prazo de inscrição esta semana. O Edital BNB de Cultura, do Banco do Nordeste, também está com inscrições abertas.
Pode até não ser tão complicado, mas a quantidade de informações, entre orçamentos e justificativas, solicitadas nos projetos para editais é uma grande dificuldade para pessoas consideradas leigas no assunto, mas nem por isso querem deixar de participar, ver a possibilidade de materialização dos trabalhos em literatura, música, teatro, entre outros. Durante o período de inscrição para os editais, servidores da Secretaria Municipal da Cultura de Limoeiro devem ajudar os artistas e produtores na elaboração de projetos.
O secretário da Cultura de Limoeiro, Renato Remígio, vê a participação em editais como uma possibilidade de aumentar o investimento em atividades de promoção cultural. Assim, o apoio por meio da assessoria técnica é uma oportunidade para que produtores não desistam de colocar seus projetos em prática por conta da burocracia.
"É uma ocasião única para acessibilidade dos recursos diretos, por meio dos editais da cultura, ou seja, dinheiro tanto do Estado e da União como de iniciativas privadas".
Com valor de R$ 3,2 milhões, o Edital de Incentivo às Artes 2010 da Secult seleciona projetos de arte e cultura nos segmentos de artes cênicas, artes visuais, música, fotografia, literatura, livro e leitura. O edital também regulamentou a edição 2010 dos prêmios Alberto Nepomuceno de Composição para Bandas de Música e Chico Albuquerque de Fotografia, que já tiveram suas inscrições encerradas no último dia 9. Outros editais lançados no início do ano também tiveram projetos assessorados pela Secretaria. Um que ainda está no prazo é o edital BNB de Cultura, edição 2011, selecionando projetos para as áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e área de artes integradas ou "não-específicas". Serão R$ 6 milhões investidos.
Renato Remígio defende os editais como forma de fazer o dinheiro público ter um investimento garantido, e quer levar adiante a ideia de editais municipais de incentivo à cultura.
"O pouco recurso que se tem disponível no município deve ser distribuído de forma democrática pela concorrência de edital, essa é a nossa meta". Mas antes será necessária a criação de leis municipais que possam reger o fundo de investimentos, bem como atuação do Conselho Municipal de Cultura. Os limoeirenses interessados em assessoria na elaboração de seus projetos devem agendar horário no Centro Cultural Márcio Mendonça, onde funciona a Secretaria da Cultura.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior
Marcadores:
Cultura,
Informação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário