sábado, 10 de julho de 2010

Educação básica de Limoeiro do Norte atinge meta para 2011, conforme números do IDEB

Números do IDEB mostram nível de ensino nas primeiras séries acima da média estadual.
O Estado do Ceará tem o melhor resultado do Nordeste no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. E Limoeiro do Norte contribuiu para esse resultado, com escolas que atingiram o Índice da Educação Básica (IDEB) de mais de 4,8 pontos.
Um dos exemplos de escola com alto índice de aprendizado foi a escola Judite Chaves, no Centro de Limoeiro do Norte, que atingiu a pontuação de 5,1 pontos, e tem a previsão de alcançar ainda nesta década o nível 6, número de educação base para os países desenvolvidos.
Os números são calculados de dois em dois anos,resultando no índice que tem a escala de zero a dez. No geral, tendo como base as escolas públicas o Ceará obteve 4,2 na primeira etapa do ensino fundamental, até a 4ª série. O município de Limoeiro do Norte superou a média estadual das escolas públicas, atingindo o percentual de 4,3.
Da 5ª à 8ª, o Ideb cearense foi de 3,9. O índice no Ensino Médio foi de 3,6. Nos três níveis de ensino, foi superior aos outros estados do Nordeste. Em comparação ao no de 2007, os índices também cresceram. Nas séries iniciais, houve o maior crescimento foi de 15,7%.
A Secretaria Municipal da Educação Básica de Limoeiro do Norte (Semeb) tem feito um trabalho intenso e diferenciado, com maior participação de pais, por meio de orientação psicopedagógica, e no desenvolvimento de atividades extra-curriculares, como a popular feira de ciências, em praça pública. Medidas que levam professores e servidores terem como meta alcançar o nível de excelência no ensino e no aprendizado.
O Ceará, assim como o Brasil, alcançou ou até superou as metas que haviam sido projetadas de melhoria para a educação nos níveis avaliados. Conforme as projeções do MEC, o Ceará deve alcançar o índice 5 no Ideb a partir de 2019, na primeira etapa do ensino fundamental, e 2021 na segunda etapa do ensino fundamental e no ensino médio.
No ranking nacional, em 2009 o Ceará ficou com a décima maior nota no Ideb para as séries iniciais do ensino fundamental. Na frente, ficaram Minas Gerais e Distrito Federal dividindo a primeira posição. As regiões Norte e Nordeste ficaram com o pior Ideb: 3,8.
Informações:.www.limoeirodonorte.ce.gov.br

Nenhum comentário: