quinta-feira, 18 de junho de 2009

Rio Jaguaribe vai ser revitalizado

Prefeito de Limoeiro anunciou a criação de autarquia que se responsabilizará pelas concessões ambientais.
Um rio, muitos problemas, muitas idéias, e dessa vez as três esferas governamentais se dizem empenhadas em solucionar os problemas de degradação ambiental do Rio Jaguaribe, o maior do Ceará. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou, ontem à tarde, do lançamento do Movimento dos Povos do Rio Jaguaribe, e disse que a pasta do meio ambiente não é só da Amazônia.
Danos ambientais: projeto prevê a recuperação da mata ciliar do Rio Jaguaribe.
A visita aconteceu na Rua Inácio Mendes, nas margens do Rio Jaguaribe, em Limoeiro. De um lado, uma pequena tenda para receber as autoridades, do outro, um rio com vários entulhos, desde a construção civil a lixo doméstico. O ministro veio a Limoeiro do Norte a convite do vice-governador Francisco Pinheiro, natural de Jaguaribe, 100 km distantes dali e cortado pelo rio, que se estende por cerca de 670 km.
Uma das principais medidas é a recuperação da mata ciliar. O prefeito João Dilmar anunciou a criação de uma autarquia municipal do meio ambiente, que se responsabilizará pelas concessões ambientais no município. “De uma forma rigorosa, para preservar o nosso Rio Jaguaribe”, afirmou.
Segundo Minc, o presidente da República destinará R$ 450 milhões do Fundo de Mudanças Climáticas – que ainda precisa de aprovação no Congresso Nacional – para a recuperação dos rios e das matas ciliares dos mananciais e reflorestamento dos corredores de biodiversidade. A visita do Ministro deverá, de acordo com o vice-governador Pinheiro, incluir o manancial nesses e outros recursos advindos da pasta do Meio Ambiente.
Recursos
O ministro Carlos Minc disse, em coletiva, que o apoio à recuperação do Rio Jaguaribe deve se dar principalmente por meio da Agência Nacional das Águas (ANA), da Secretaria Nacional dos Recursos Hídricos e por meio da coordenação da agricultura sustentável, extrativismo e combate à desertificação.
Noutro ponto, o ministro disse que serão dobrados os recursos federais para saneamento ambiental, por meio do lançamento de um plano decenal de saneamento, que deverá incluir o Rio Jaguaribe.
“Antes, o meio ambiente estava fora do saneamento e não tinha sentido, pois o esgoto é a pior fonte de poluição dos rios e lagos”, frisou, para encerrar sua visita com um “saudações ecológicas e libertárias”.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: