terça-feira, 2 de junho de 2009

Degradação ambiental contribui para inundações

Municípios cearenses discutem meio ambiente e os usos dos recursos naturais na semana dedicada ao tema.
“Do rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem”. As palavras de Bertolt Brecht caem como uma chuva no seco, de tão oportunas para este período de chuvas, enchentes, aquecimento global e Semana do Meio Ambiente. De hoje até sexta-feira, vários municípios do Interior desenvolvem extensa programação para discutir a natureza e o que o homem tem feito com ela. Hoje em Russas, haverá discussão sobre agrotóxicos. Amanhã, várias instituições do Ceará debaterão, em Limoeiro do Norte, as causas e efeitos do aquecimento global.
A Semana do Meio Ambiente deste ano faz o alerta menos de prevenir e mais para remediar, para tentar amenizar as conseqüências do que a natureza, o que inclui o ser humano, vêm sofrendo e que ambientalistas esbravejam desde que as margens do Rio Jaguaribe tinham mata original. Quando o rio transborda e arrasta lixo, casas e desabriga pessoas, a população é sensibilizada para a responsabilidade no cuidado com as fontes naturais tão degradadas.
Em Limoeiro do Norte, construções irregulares e lixo comprometem o Rio Jaguaribe, contribuindo para cheias.
A discussão é uma questão de sobrevivência. Em Russas, estudantes assistem à palestra sobre controle biológico X agrotóxicos, pelo professor Ivan Remígio, ambientalista defensor do Rio Jaguaribe e crítico da má utilização dos recursos hídricos na região do Baixo Jaguaribe.
Ainda haverá palestra sobre “Mineração e Recuperação de Solos no Município de Russas”, pelo geólogo Alexandre Carneiro. Reciclagem do papel da palha da carnaúba e tecnologias para o Arranjo Produtivo Local (APL) cerâmico de Russas também serão temas de debates e oficinas. No município, é presente a extração irregular de argila do Riacho Araibu. A Semana do Meio Ambiente de Russas, com o tema “Russano, você também é responsável”, é organizada pelas secretarias da Educação e da Agricultura e Meio Ambiente.
“Aquecimento Global: causas e efeitos” é o tema da Semana do Meio Ambiente no Instituto Federal do Ceará – Campus Limoeiro, com o apoio do Núcleo de Pesquisa em Gestão e Saneamento Ambiental (NUPGSAM), da Prefeitura de Limoeiro do Norte, do Sebrae e da Incubadora Tecnológica do Centec (Intece). O evento quer chamar a atenção da comunidade acadêmica, da sociedade e do poder público para os efeitos do aquecimento na região, que já sofre desertificação, aumento da temperatura, excesso de chuvas e períodos de seca prolongada. A Semana promoverá o diálogo e a reflexão sobre outras questões do cotidiano, como o uso de agrotóxicos, a destinação inadequada de resíduos sólidos e a ocupação das margens dos recursos hídricos na região.
Os temas da Semana do Meio Ambiente são pautas cotidianas do Caderno Regional do Diário do Nordeste. Desde a publicação de um caderno especial sobre a utilização indiscriminada de agrotóxicos, o assunto é pauta nos eventos ambientais. Os flagrantes de degradação dos rios, a exemplo do Jaguaribe, pressionam o poder público a agir. O trecho do manancial que corta o município de Limoeiro do Norte, e diversas vezes flagrado sendo depósito irregular de lixo, devolveu os resíduos para próximo das casas, na enchente do Jaguaribe, registrada até o mês passado.
Pela relevância dos trabalhos publicados, o correspondente Melquíades Júnior foi convidado a participar do Comitê de Defesa do Rio Jaguaribe, que tem se instalado nas diversas cidades por onde passa o rio. Na abertura da Semana em Limoeiro, nesta quarta-feira (03/06), será promovida a mesa-redonda sobre aquecimento global e transformações locais com Rubson Pinheiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a jornalista Maristela Crispim, do Diário do Nordeste, que falará sobre a cobertura da mídia sobre mudanças climáticas globais. Ele é responsável pela página de Gestão Ambiental, no jornal.
Mais informações:
Semana do Meio Ambiente
Instituto Federal de Educação, (88) 3423.6920
Secretaria da Educação de Russas, (88) 3411.8400

Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: