quarta-feira, 3 de junho de 2009

Limoeiro promove Semana do Meio Ambiente

Plantio de mudas e responsabilidade pelo destino do lixo são destaques.
Plantio de mudas e conscientização da população são destaque na Semana do Meio Ambiente em Limoeiro. Plantar árvore, aumentar o verde e colaborar para um ar limpo e amenizar o aquecimento global também preservando os nossos mananciais são meta do evento. Os estudantes das escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte darão um show de ensinamento sobre o que a população deve fazer pela qualidade do Meio Ambiente.
“Aquecimento Global: causas e efeitos” é o tema da Semana do Meio Ambiente no Instituto Federal do Ceará – Campus Limoeiro, com o apoio do Núcleo de Pesquisa em Gestão e Saneamento Ambiental (NUPGSAM), da Prefeitura de Limoeiro do Norte, do Sebrae e da Incubadora Tecnológica do Centec (Intece). Também fazem parte o Centro de Articulação e Educação Ambiental, Conselho de Defesa do Meio Ambiente, Comitê de Defesa do Rio Jaguaribe e Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam).
O evento quer chamar a atenção da comunidade acadêmica, da sociedade e do poder público para os efeitos do aquecimento na região, que já sofre desertificação, aumento da temperatura, excesso de chuvas e períodos de seca prolongada. A Semana promoverá o diálogo e a reflexão sobre outras questões do cotidiano, como o uso de agrotóxicos, a destinação inadequada de resíduos sólidos e a ocupação das margens dos recursos hídricos na região.
A programação completa é dividida em vários espaços da cidade. Nessa quinta-feira (04/06), alunos do colégio Diocesano e do Centro Educacional São Vicente de Paulo farão plantio de mudas nos espaços de convivência do Bairro João XXIII. E na sequência alunos das escolas públicas municipais vão alertar moradores sobre o destino correto do lixo. A Prefeitura Municipal é parceira e co-realizadora de todas as atividades em torno da Semana do Meio Ambiente.
Confira abaixo a programação:
03/06, Quarta-Feira
8h às 11h30 - Credenciamento no Instituto Federal com a entrega de 1kg de alimento não-perecível; Inscrições para o Concurso de curta-metragem.
14h30 - Abertura oficial e Mesa Redonda, com as presenças da jornalista Maristela Crispim (Diário do Nordeste) e de Rubson Pinheiro Maia (UFRN); Lançamento do livro “Educação ambiental e sustentabilidade”, organizado por Kelma Socorro Alves Lopes de Matos.


04/06, Quinta-Feira
7h30 – Plantio de mudas na praça do Bairro João XXII.
8h - Mini-cursos (Instituto Federal).
8h30 – Visitas às residências dos Bairros João XXIII e José Simões pelos estudantes das escolas municipais Ester Guimarães, Judith Chaves e Maria Gonçalves e da escola estadual Arsênio Ferreira Maia.
11h30 - Conversa na Rádio Educadora sobre “Os problemas ambientais do município de Limoeiro do Norte: a problemática do lixo na nossa cidade”.
14h30 - Palestrante Maria Danielly Freire Guerra (FAFIDAM).
15h – Visita de membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente às empresas produtoras de cartazes e faixas de propaganda.
18h30 - Gincana cultural.

05/06, Sexta-Feira
7h – Caminhada ecológica pela Rua Coronel Antônio Joaquim com a participação de alunos de escolas públicas e particulares.
8h - Mini-cursos.
12h - Conversa na Rádio Vale do Jaguaribe sobre “Os problemas ambientais do município de Limoeiro do Norte: a problemática do lixo na nossa cidade”.
14h30 - Palestrante Flávio Rodrigues do Nascimento (UFF).
15h – Exibição do documentário Uma verdade Inconveniente, no auditório da Fafidam.
18h30 - Mostra e premiação dos melhores Vídeos Ambientais. Premiação da equipevencedora da Gincana Cultural. Encaminhamento dos donativos para a DefesaCivil de Limoeiro do Norte. Encerramento.


06/06, Sábado
6h30 – Distribuição de adesivos nos carros com o lema da campanha SOS Jaguaribe – “Se não há mais Jaguar, se salve o rio”.
8h - Atividade de campo com recuperação da mata ciliar de um trecho do Rio Jaguaribe (SOS Jaguaribe).

07/06, Domingo
6h30 – Participação no programa Domingo Rural, da Rádio Educadora, em mais uma conversa sobre “Os problemas ambientais do município de Limoeiro do Norte: a problemática do lixo na nossa cidade”.
Informações: www.limoeirodonorte.ce.gov.br / Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: