segunda-feira, 17 de agosto de 2009

APAE na busca pela inserção do excepcional

A APAE (Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais), é uma entidade filantrópica, cuja missão é defender os direitos dos portadores de necessidades especiais (deficiência física e mental), estando presente em mais de 1.800 municípios brasileiros.
A APAE de Limoeiro do Norte foi fundada em 28 de abril de 2001, com a missão de apoiar as famílias que tem filhos com necessidades especiais. A casa funciona em dois períodos atendendo crianças e adultos que necessitam de uma educação diferenciada por conta de suas limitações cognitivas ou motoras.
Para tal fim, formou-se a Escola de Educação Especial Dom Pompeu Bezerra Bessa, que hoje dispõe de seis salas de aula, atendendo crianças com Síndrome de Down, Deficiência Mental, Autismo, Múltiplas Deficiências, Baixa Visão e Surdas. Lá são realizadas atividades de educação do ensino regular, acompanhamento psicossocial, artes, esporte, atividades laborais, reforço alimentar, saúde bucal e lazer, entre os mais de 50 alunos.
Funciona também na Escola Arsênio Ferreira Maia uma turma mista que recebeu sete Surdos com a ajuda de uma interprete da APAE. As salas de aula funcionam graças a convênio firmado com o Estado que disponibiliza seis professoras.
A entidade também conta com a ajuda de amigos, que fazem algumas doações diretamente em dinheiro ou através das contas de água, além de também receber doações de alimentos, roupas, brinquedos, etc. A merenda e o transporte escolar são mantidos pela Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.
Diretoria Atual:
Presidente: Francisco Leudo Furtado. Vice-Presidente: Maria Neusirene Nogueira Nunes. Diretora Secretária: Maria de Fátima Andrade. 2ª Diretora Secretária: Ana Cristina Freitas de Moura. 1° Diretor Financeiro: Raimundo Eriberto N. Conrado. 2° Diretor Financeiro: Maria das Graças Silva. Diretora Social: Maria Santa Custódio da Macena. Conselho Administrativo: Heitor de Assis Regis.
Conselho Fiscal:
Titulares: Ecília Vidal Freire, Maria Consuelha, Maria Bezerra, Margarida Ribeiro Lopes. Suplente: Diomar de Moura, Raimundo Eugênio da Costa, Maria Carmelita Costa Silva. Diretora de Patrimônio: Maria do Socorro Alves Nogueira Martins. Coordenador de Projetos: Carlos Alberto Damiano.
Diretora Social: Maria Santa Custódio da Macena. Conselho Administrativo: Heitor de Assis Regis, Valteniza Mendes Holanda Maia, Maria Eunice de Oliveira, Ana Angélica de Sousa, Maria Fátima Felix dos Santos, Maria Alridene Chaves.
Maiores informações:
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Rua Cel. Alexandrino, 1045 – Limoeiro do Norte/CE
Fone: (88) 3423-8882

Um comentário:

sandra disse...

otimo trabalho q voces fazem,pois dao muitas oportunidades para todos os alunos,sempre q posso vou ai,e mais ajudao as maes de muitos alunos.
abraco para todos.........