-
14 suspeitos de ameaçar juíza são presos na operação 'Tabuleiro Livre' - *Duas semanas após a juíza ameaçada de morte ser transferida da comarca de Tabuleiro do Norte, a Polícia realizou operação e prendeu 14 pessoas acusadas de...Há 13 anos
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Radialista limoeirense morre em Sobral
Francisco Renan de Santiago, ou simplesmente Renan Santiago, era um desses artistas popular que se completava. Poeta, repentista, tocador de viola, cordelista e radialista. Filho de pequenos produtores rurais, Renan diz que praticamente apreendeu na infância, na cidade onde nasceu Limoeiro do Norte, região do Jaguaribe, mas foi em Sobral onde morava desde 1973 que ingressou definitivamente na carreira de artista popular. Também foi em Sobral onde casou, constituiu família e fez sucesso.
Devido seu estado de saúde bastante fragilizado, estava praticamente afastado das atividades artística, realiza algumas atividades ainda na Rádio Educadora e no Jornal Correio da Semana, onde mantinha uma coluna social.
Ainda jovem, teve que deixar Limoeiro do Norte e ir para outras regiões do País, como fazia a maioria dos sertanejos naquela época. Teve largar o trabalho duro da enxada e ir tentar a sobrevivência no Sul e Sudeste do País, mas foi em Sobral, região Norte do Ceará, onde fixou morada. Chegou a Sobral na década de 70, encantado com a beleza da cidade.
Em Sobral já com 28 anos de idade, se casou com Dona Celeste e tiveram três filhos. Neste município se dedicou ao rádio, fez diversos programas. Além das aventuras, a época favorecia também maior atuação dos repentistas nas rádios nordestinas, foi numa dessas apresentações que conheceu Antônio Ponte e juntos formaram uma dupla de violeiro que até hoje animavam feiras agrícolas, inaugurações públicas e eventos culturais.
Informações: Sobral Portal Notícias - SPN
Marcadores:
Informação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Conheci o Renan há alguns anos em encontros de Radialistas promovidos pelo Unicef.Muito comunicativo,alegre,um cara legal.Lamento sua morte.
Postar um comentário