sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ronda do Quarteirão chega a Limoeiro do Norte

Ao todo, o número de cidades cobertas pelo programa passa de 24 para 42. Todo o efetivo que vai para as cidades do Interior sairá da terceira turma do programa.
A população dos municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas, no Vale do Jaguaribe, contam a partir desta sexta-feira (10/09) com o programa Ronda do Quarteirão. Cada município passa a contar com duas viaturas e reforço efetivo para o policiamento comunitário.
Cada viatura é equipada, dentre outros mecanismos, com um sistema de monitoramento via satélite e um computador que permitirá aos policiais saber, por exemplo, se algum suspeito possui mandado de prisão em aberto. Os carros possem câmeras que visualizam as ações dentro e fora do veículo, gravando as ações policiais.
Durante o evento o Prefeito João Dilmar falou da importância de se ter este aporte na segurança pública no município. "Com a implantação destas duas equipes do Ronda, buscaremos junto ao major Claudemir, da 4ª Cia de Polícia Militar, que as unidades que já existiam possam dar maior segurança também à zona rural", afirmou. A comunidade pode entrar em contato com o policiamento comunitário através dos telefones: (88) 3423-2700 e 3423-2701.
Esta é a terceira fase do Programa Ronda do Quarteirão que contemplará 18 municípios com população estimada entre 50 mil e 80 mil habitantes. No total serão acrescidas 36 novas áreas nos municípios escolhidos. Com o incremento, passarão das atuais 213 para 249 o total de áreas de até três quilômetros que compõem a proposta de polícia cidadã do Ronda do Quarteirão. Já o número de municípios passa dos 24 para 42 até 18 de setembro, uma elevação de 75% no total de cidades com o policiamento comunitário.
Aperfeiçoamento no treinamento
Segundo o comandante do Ronda do Quarteirão, o tenente-coronel Werisleik Pontes Matias, o treinamento que acaba de formar novos soldados passou por “aperfeiçoamento da parte técnica e pedagógica”. De acordo com ele, houve incremento em todas as áreas do programa. “A terceira turma teve um maior número de disparos”. Ao final do curso, os alunos haviam apertado 200 vezes o gatilho de pistolas e 50 de revólveres.
Programa Ronda do Quarteirão
A primeira fase do Ronda do Quarteirão iniciou-se em 2008 em Fortaleza e municípios da região metropolitana da Capital. No segundo o momento, o Governo do Estado ampliou o policiamento comunitários às cidades com mais de 80 mil habitantes, totalizando ao final 24 municípios contemplados com o projeto. A terceira fase do Programa contemplará 18 municípios com população estimada entre 50 mil e 80 mil habitantes.
Desde sua implantação o Programa Ronda do Quarteirão e sua metodologia, de aliar uma formação mais humana ao policial aliada à tecnologia, foi visitado por policias de estados como o Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de militares do Distrito Federal.
Municípios cobertos pelo Ronda
Capital e Região Metropolitana
Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Guaiuba, Cascavel, Pindoretama e Chorozinho.
Interior do Estado
Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Crato, Barbalha, Iguatu, Itapipoca, Crateús. Com a ampliação, serão incorporados os municípios de: Tauá, Limoeiro do Norte, Russas, Morada Nova, Brejo Santo, Icó, Boa Viagem, Quixeramobim, Acopiara, Tianguá, Viçosa do Ceará, Camocim, Granja, Acaraú, Itapajé, Trairi, Aracati e Beberibe.
Curso de Formação
Participaram do curso de formação para policiais do Ronda do Quarteirão 2.229 alunos. No final, 1.591 policiais se formaram. A carga horária do curso é de 1.020 horas/aulas, seguindo a matriz curricular estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP. Disciplinas como Direito Civil e Direitos Humanos fazem parte da grade do curso.
Informações: OPOVO Online e Assessoria de Imprensa da SSPDS

Um comentário:

a disse...

Otima formação dar em cima de mulheres que tem namorados é... eles aprenderam muito bemn!