quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Seminário debate agricultura irrigada

A intenção é ampliar a logística em torno da agricultura irrigada, por meio da capacitação dos produtores.
A agricultura irrigada ampliando o horizonte para novos investimentos, por meio de uma ideia moderna de sustentabilidade e, ainda assim, mirando na potencialidade econômica. De hoje até amanhã (09 e 10/09) esta será a pauta de discussão do II Seminário de Agricultura Irrigada, em Limoeiro.
O evento tem como alvo pequenos e médios produtores. O município de Limoeiro do Norte é um dos principais redutos produtores no setor do agronegócio.
O seminário é realizado pelo Sebrae e o Instituto Agropólos. A intenção é ampliar a logística em torno da agricultura irrigada, por meio da capacitação dos produtores, atenção para as normas de certificação, combate de pragas e potencialidade para exportação dos produtos.
Nesta quinta-feira (09/09) o evento é aberto com a apresentação do tema "Novos investimentos e abertura de negócios da agricultura irrigada no Ceará", seguido de discussões sobre o "comércio justo", e "Normas de certificação para fruteiras de exportação". De acordo com Wandrey Pires, articuladora do Sebrae, em Limoeiro, o seminário quer oportunizar a cobrança de qualidade na produção e serviço, para ampliar os mercados do ramo. Como uma preocupação do setor para as práticas de manejos sustentáveis, haverá orientação sobre a agricultura orgânica e fontes de energia alternativas e renováveis aplicadas à agricultura familiar. Serão divulgados exemplos de sucesso na produção da agricultura orgânica no Interior do Estado.
Amanhã, o primeiro tema será "Políticas públicas de apoio à comercialização", quando se discute a participação de bancos e órgãos financiadores como alavanca para a produção irrigada. Ainda será abordada a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Selo de Agricultura Familiar. No último momento, serão abordados temas considerados delicados no ramo do agronegócio, como o uso de agrotóxicos. Haverá explanação sobre a importância econômica do combate às pragas na exportação de frutas. E também a importância da nutrição da planta na qualidade final do produto, o cultivo protegido e diversificado de frutas e hortaliças para pequenos produtores. O evento tem início às 7h30, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos.
Mais informações:
II Seminário de Fruticultura Irrigada - Limoeiro do Norte
Sebrae - (88) 3423.1259
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: