quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ministério Público entra com ação por causa da água contaminada pelo agronegócio em Limoeiro

Zé Maria do Tomé, líder assassinado em Limoeiro do Norte/CE, denunciava as violações trazidas para a população, pela expansão do agronegócio na Chapada do Apodi.
Agora, constatada cabalmente a contaminação da água, pelo uso indiscriminado de agrotóxicos na região, o Ministério Público em Limoeiro do Norte/CE, Dra. Bianca Leal Mello da Silva Sampaio, entrou com ação civil pública contra o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Limoeiro do Norte. A ação se fundamenta no fornecimento de água contaminada à comunidade do Tomé.
Pede o Ministério Público:
1.
Que seja suspensa a cobrança do SAAE, por seu desserviço à Comunidade do Tomé; 2. Que se implemente projeto de abastecimento de água das comunidades da Serra do Apodi, garantindo, assim, o fornecimento de água de qualidade para aquelas famílias; 3. A restituição dos valores pagos pelas famílias a SAAE, pelo fornecimento da água contaminada; 4. E o pagamento de danos morais coletivos pelo SAAE aos consumidores do Tomé.
Dominada por grandes empresas produtoras de frutas, a Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte (CE), sofre com a contaminação das águas e a asfixia dos pequenos produtores.
Fica a expectativa sobre a célere intervenção do Judiciário, para garantir àquelas famílias água de qualidade e o reparo das violações sofridas, por este abastecimento inapropriado. Mas, enquanto isso, o Estado do Ceará está aquém da expectativa, na verdade, segue na contramão do bem-estar da sua população na região. Ainda não esclareceu o homicídio da liderança Zé Maria do Tomé, deixando a sensação de impunidade e insegurança. E, agora, o Governador Cid Gomes flexibiliza, indevidamente, a legislação ambiental vigente no Estado, dando mais espaço para danos ao meio ambiente e à saúde pública daquela região. Infeliz mensagem enviada à Assembléia Legislativa pelo Governador, batizada, apropriadamente, de “AI-5 Ambiental”.
Informações: Racismo Ambiental.net, em 01/02/2011.
Veja também:
"Riqueza sim, mas para alguns...”
Chapada do Apodi: O polígono da exclusão (por Luiz Antonio Cintra)
CartaCapital destaca os problemas que atingem a Chapada do Apodi
Incidência de leucemia entre agricultores da Chapada do Apodi
Entrega de dossiê sobre os agrotóxicos na Chapada do Apodi
MPT recebe dossiê sobre uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi
Vereadores autorizam pulverização aérea
Questão do uso de agrotóxicos é tratado como coisa pequena
Fórum disciplinará uso de agrotóxicos
Audiência Pública discutirá pulverização aérea em Limoeiro do Norte
Agrotóxicos, o veneno nosso de cada dia (por Dr. Reuber)
Envenenamento sutil (Editorial do Jornal OPOVO)
Agrotóxicos: Água em áreas da Chapada do Apodi está contaminada
Estudos mostram preocupação com a qualidade da água
Questão do uso de agrotóxicos é tratado como coisa pequena
Agrotóxicos estariam contaminando as águas
Trabalhadores preocupados com uso de agrotóxico
Abuso no uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi

Nenhum comentário: