sábado, 10 de abril de 2010

Enquanto pessoas morrem, o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi é tratado como coisa pequena

“Pessoas estão morrendo contaminadas por agrotóxicos e por veneno na Chapada do Apodi”, afirma o vereador Hélio Herbster no plenário da câmara.
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, realizada na ultima quinta-feira (08/04), o vereador e vice-presidente da casa, prof. Hélio Herbster, usando da palavra na tribuna, falou dirigindo-se a presidência da casa, que nunca iria se cansar, de fazer colocações sobre temas importantes debatidos naquele poder.
Afirmou ter sido procurado pelo vereador Heraldo Holanda para tratar sobre o projeto da pulverização na aérea da Chapada do Apodi, e que iria discutir sobre o tema até o momento que fosse colocado um ponto final no assunto, ressaltando em voz alta aos presentes:
”Eu estou cansado de reunião em cima de reunião, de chamar as pessoas para fazer embate público, discussões, audiências públicas, e a gente enrolando, enganando e ludibriando a vontade do povo”.
O aumento nos casos de câncer na região vem sendo apontado pelo uso indiscriminado de agrotóxicos na Chapada do Apodi. (Foto: Alex C. Monteiro)
Completou o vereador aos colegas de parlamento: “Nós estamos brincando de fazer saúde, e de fazer política, quando a gente trata desse tema. Nós estamos enganando o povo, tratando esse assunto como se fosse coisa pequena, enquanto pessoas estão morrendo contaminadas por agrotóxicos e por veneno na Chapada do Apodi”.
Leia também: Agrotóxicos, o veneno nosso de cada dia (Dr. Reuber)
O professor Hélio mostrou vários artigos escritos, inclusive da Dra. Raquel Rigoto (pesquisadora), relatando sobre essa problemática. O vereador lembrou a todos que o veneno solto na Chapada do Apodi chega fácil na sede do município de Limoeiro, e que o emprego dado não justifica, porque “depois do trabalhador morto, o emprego não serve mais”.
Hélio apresentou, em números, o índice de internação por pesticidas no Ceará. Em 2004, foram 639 casos, e, espantosamente, pulou para 1.106 em 2005.
Aparteando, o vereador José Valdir da Silva (Valdir do Suburbão) pediu que lhe “fosse apresentado laudos dizendo que a Chapada do Apodi está contaminada, e que era preciso tomar cuidado para que as empresas do agronegócio não abandonassem a chapada. Essa questão tem que ser tratada com mais seriedade”.
O tema abordado pelo vereador Helio é extremamente relevante e tem que haver uma ação conjunta das instituições responsáveis pela fiscalização do uso e aplicação do agrotóxico na chapada.
A sociedade limoeirense esta aflita diante dessa realidade, e não quer mais ouvir apenas debate com palavras que desaparecem no ar, ela quer informações concretas com laudos de instituições credenciadas e independentes esclarecendo de vez essa questão.
Informações: TVJAGUAR Online

Nenhum comentário: