sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O Encontro “Mestres do Mundo” não será em Limoeiro

Após três anos sediado em Limoeiro do Norte, o Encontro Mestres do Mundo será transferido para o Cariri.
Pela primeira vez o Cariri será sede do Encontro de Mestres do Mundo, que estará em sua quarta edição a ser realizada de 2 a 6 de dezembro deste ano. Um trabalho de preparação é iniciado na região, com intuito de agregar conhecimento e envolver estudantes de escolas públicas. Também será realizado o 3º Seminário Nacional de Cultura Popular. O evento será realizado por meio do Ministério da Cultura (Minc), e Secretaria de Cultura do Estado, com diversas parcerias.
O Encontro dos Mestres da Cultura, por três anos, foi sediado em de Limoeiro do Norte. O Cariri passou a ser foco do evento por ser um celeiro cultural do Nordeste e de deter o maior número de Mestres da Cultura instituídos pelo Estado, conforme assessores da Secretaria. No total, já foram diplomados 48 mestres no Estado nos anos de 2004 a 2007. Para este ano, os novos eleitos já passaram a ser escolhidos. Na região Sul do Ceará já são 14. Há a possibilidade da cerimônia de diplomação, mais uma vez esse ano, acontecer no Cariri. Serão mais 12 escolhidos entre 82 inscritos.
SAIBA MAIS
Eleitos
No Estado do Ceará foram eleitos 48 Mestres da Cultura. Em 2007, receberam o título: Antônio Gomes da Silva, Getúlio Colares Pereira, João Lucas Evangelista, Maria Assunção Gonçalves, Maria de Castro Firmeza, Maria do Horto, Maria Odete Uchoa, Moisés Cardoso, Sebastião Cosme, Silvino Veras D´Avila, Terezinha Lima e Vicente Chagas Gondim.
Contemplados
Em 2006, os contemplados foram Antônio Pinto Fernandes, Gilberto Ferreira de Araújo, João Evangelista dos Santos, Joaquim Pereira Lima, José Pereira de Oliveira, José Matias da Silva, Joviniano Alves Feitosa, Manoel Cardoso dos Santos, Maria Pereira da Silva, Pedro Alves da Silva, Sebastião Lourenço e Zulene Galdino.
Homenageados
A 2ª edição em 2005 agraciou Antônio Rodrigues, Maria Alves de Paiva, Dina Maria Lima, Maria Edite Ferreira, Francisca Ramos, Gertrudes dos Santos, Zilda Eduardo Nascimento, José Pedro de Oliveira, José Demétrio, Antônio Batista da Silva, José Francisco Rocha e Francisco das Chagas da Costa.
Agraciados
Na primeira edição, em 2004, os agraciados foram: José Aldenir Aguiar, Manoel Antonio da Silva, Maria de Lourdes Cândido Monteiro, Raimundo Zacarias, Joaquim Mulato de Sousa, Joaquim Pessoa Araújo, Lúcia Rodrigues da Silva, Maria Margarida da Conceição, Miguel Francisco da Rocha, Francisco Pedrosa, Raimundo José da Silva e Walderêdo de Oliveira.
Mais informações:
Secretaria de Cultura do Ceará
Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima
3º Andar - Cambeba
(85) 3101.6767 / 3101.6742
Foto: Melquíades Júnior (Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, durante encontro Mestres do Mundo de 2007, em Limoeiro)
Fonte: Diário do Nordeste (caderno Regional)

Nenhum comentário: