terça-feira, 5 de agosto de 2008

XXV Jogos Olímpicos Comunitários de Limoeiro do Norte

Olimpíadas congregam desportistas
Em tempos de jogos olímpicos na China, nem só de grandes atletas vive o esporte. Tudo tem seu começo, e na “base da base” que passam os interesses desportistas, por meio dos populares jogos comunitários, onde localidades e distritos competem entre si, revelando talentos ou, no mínimo, garantindo a diversão na várzea. No município de Limoeiro do Norte, foram 32 comunidades que estiveram até o último fim de semana participando dos 25º Jogos Olímpicos Comunitários.
Este é o ano das bodas de prata para os jogos olímpicos de Limoeiro do Norte. Homens e mulheres divididos em diversas modalidades, do xadrez ao futebol de travinha, realizaram disputas durante um mês e meio. Tradicional “pé quente” no desporto local, a comunidade de Córrego de Areia foi a grande campeã no maior número de modalidades, merecendo troféu para juntar aos outros de sua coleção — nas 25 décadas de olimpíadas comunitárias, localidades de Córrego de Areia, Setor NH6, Luís Alves de Freitas e Arraial, este o atual vice-campeão.
Modalidades
As disputas envolveram 1600 atletas nas modalidades de atletismo, ciclismo, basquete, handebol, voleibol, futsal sub/15, sub/18, master, trintão, aberto, natação, vôlei de areia, xadrez, tênis de mesa, futebol e futebol de travinha. Os jogos servem de escada para os mais interessados em investir no esporte, desde que tem os talentos revelados nas vitórias, como foi o caso da dupla feminina Gerliane Oliveira e Geórgia Marla, do Córrego de Areia, medalhas de ouro no vôlei de praia. A comunidade das jogadoras venceu seis diferentes modalidades e conquistou segundo lugar em outras cinco. Equilibrando a disputa, outras primeiras colocações sobraram para Setor Nh-3, Arraial, Bom Fim, Boa Fé, José Simões, São Raimundo, Centro, Pitombeira, Luís Alves, Sapé e Santa Luzia.
Longe de ser uma diversão eminentemente jovem ou masculina, os jogos comunitários atraem todos da comunidade, quando o principal ponto de encontro — normalmente as “pracinhas” do Interior — é mesmo a quadra poliesportiva, ou o chão de terra batida, para atleta correr descalço, de tênis ou como for possível.
Durante um mês e meio, as quadras poliesportivas dos colégios, o Ginásio Municipal José Nilson Osterne e o Estádio Bandeirão eram o ponto de encontro as noites olímpicas.
Descobertas
Alguns atletas que disputam o futebol profissional foram descobertos nas competições comunitárias. E pelo equilíbrio nas competições e as boas colocações obtidas, nenhuma das 32 comunidades participantes deixou de ganhar medalhas. Foram nada menos que 498 medalhas de ouro, prata e bronze, e 54 troféus para as principais modalidades, distribuídos no último sábado, tendo ocorrido todos os jogos finais entre quinta e sexta-feira.
Os XXV Jogos Olímpicos Comunitários de Limoeiro do Norte foram realizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, que precisou da imponderável parceria dos próprios atletas, já que coube a eles vencer o primeiro desafio: patrocínios para compra de uniformes e equipamentos.
De acordo com o secretário Raimundo Ailton Gadelha, “Os atletas estiveram envolvidos pela força de vontade, perseverança, na diversidade que há entre cada um e entre as próprias comunidades”.
Mal acabaram os jogos e as comunidades já se preparam para outros campeonatos, dessa vez interno nas próprias localidades. O esporte não pára e qualquer motivo justifica os eventos, que ocorrem durante todo o ano.
SAIBA MAIS
25 edições
O evento olímpico-comunitário de Limoeiro do Norte, com 25 edições, é um dos mais antigos do Interior do Ceará. Dele participam uma média de 1.600 atletas de várias idades.
Modalidades
Pelo crescente número de adeptos, o ´futebol de travinha´ foi uma das modalidades mais recentemente implantadas nas olimpíadas comunitárias.
Regulamentos
As próprias comunidades participantes definem os regulamentos dos jogos olímpicos, mediados por associações de desporto e da própria Secretaria Municipal de Esporte.
Parceria
Em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, projetos como ´Mão Amiga´, ´Superação´ e ´Segundo Tempo´ são desenvolvidos nos municípios do Interior, com treino e capacitação de jovens talentos do esporte.
Fonte: Diário do Nordeste (caderno Regional)

Nenhum comentário: