quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Intercâmbio Brasil-Portugal: Espinho e Limoeiro do Norte iniciam processo de geminação

Espinho, no Norte do Portugal, e Limoeiro do Norte, no Distrito de Espinho, Estado brasileiro do Ceará, encetaram o processo de geminação entre os dois municípios.
No próximo dia 30 de Agosto, o presidente da Câmara Municipal de Espinho, em Portugal, José Barbosa Mota, estará em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, para assinar o respectivo protocolo e, no mês de Outubro, será a vez do prefeito de Limoeiro do Norte retribuir a visita e assinar o protocolo em Portugal.
Trata-se de uma iniciativa intermediada pessoalmente pelo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, que é convidado especial para o ato.
Muitos municípios e regiões brasileiros têem nomes iguais aos de cidades portuguesas - resultado de uma Carta Régia de 1762 – época das capitanias hereditárias – que determinou que os colonos portugueses adaptassem, nas áreas ocupadas das sesmarias, os nomes das suas terras de origem.
Abaixo vemos uma foto da comunidade de Espinho, em Limoeiro do Norte e da cidade de Espinho, em Portugal.

Geminação aprovada

A Assembléia Municipal, realizada na cidade de Espinho, em Portugal, discutiu a geminação com o Limoeiro do Norte, no Brasil. Rolando Sousa garantiu que uma geminação tem sempre vantagens, apesar de “Espinho no Brasil não ter nada a ver” com o conselho, exceto no nome.

Para Ricardo Sousa, a geminação “não tem qualquer tipo de benefícios e passa ao lado da população”.

Já António Regedor, como outros vogais, quis saber quais saber quais os critérios para esta geminação. Uma das ideias muito frisada por diversos elementos é que as geminações têm que resultar num intercâmbio nos mais variados campos.

Apesar das muitas críticas, o protocolo de geminação com Limoeiro do Norte, no Brasil, foi aprovado com 13 votos a favor, 11 contra e duas abstenções.

De notar que todos os presidentes de Junta de Freguesia do concelho se fizeram representar na Assembleia Municipal. Abel Gonçalves, Alfredo Rocha e Américo Castro estiveram, juntamente com José Mota, em Limoeiro do Norte, no Brasil. Já os autarcas de Anta e de Espinho, Napoleão Guerra e Rui Torres, estiveram ausentes por outros motivos.

Fonte: Jornal Regional.com (Portugal)

Geminação de cidades

A geminação de cidades, é um conceito que tem como objectivo, criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível económico e cultural, através dos quais cidades ou vilas de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação.

Na Europa, estas paridades são designadas por cidades gémeas ou geminadas, enquanto que nos Estados Unidos da América e Brasil, se designa comumente "cidade irmã".

Geralmente, as cidades gêmeas têm características semelhantes (demográfico, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns.

Este conceito assemelha-se à prática da correspondência na rede mundial, onde os amigos por correspondência são cidades ou vilas no seu conjunto. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras actividades.

Em alguns casos, divisões territoriais mais vastas fazem acordos semelhantes, como é o caso da província de Hainan na República Popular da China, e Jeju na Coréia do Sul.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ver TV de Espinho - Portugal:

www.espinho.tv