quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Limoeiro do Norte se destaca na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudantes do Interior do Estado descobrem o valor de aprender novos conhecimentos em outras áreas de estudo.
Estudar Astronomia tem feito bem a centenas de milhares de estudantes de todo o País.
Depois do número recorde de inscritos na XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o Ceará também aumentou em quantidade de medalhistas. Somente em Limoeiro serão entregues 169 medalhas, mais que o dobro do ano passado.
O município, que este ano ganhou um telescópio da coordenação da olimpíada pelo desempenho em 2007, teve maior número de inscritos do País no concurso deste ano. Líder em participação no País, o Ceará tem 2.668 estudantes medalhistas na OBA 2008, sendo 443 medalhas de ouro, 920 de prata e 1.305 medalhistas de bronze.
Resultados motivam a criação dos Núcleos de Astronomia e Ciências (Nasce) no Interior. Três estudantes de Guaraciaba do Norte, um de Sobral e outro de Fortaleza ficaram entre os 50 melhores de todo o Brasil na prova de Astronáutica.
O professor astrônomo Dermeval Carneiro, vez por outra, sai de Fortaleza em seu carro para o Interior. Na bagagem, livros sobre Astronomia e arquivo de vídeo com imagens da lua e dos planetas do sistema solar. Na mente, uma idéia fixa: despertar o interesse de crianças “de oito a 80 anos” pela Astronomia. Coordenador estadual da OBA, ficou surpreso com a quantidade de participantes nessa olimpíada.
Jornada Espacial
No ano de 2007, Limoeiro do Norte já ultrapassava Fortaleza em número de inscritos. No ano passado, a terceira melhor nota na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica levou a estudante de Russas, Brena do Carmo Cardial, hoje com 15 anos, como única cearense para a IV Jornada Espacial no Centro de Tecnologia da Aeronáutica (CTA) em São José do Campos (RJ). É lá que estão, nesta semana, três cearenses de Guaraciaba do Norte que ficaram entre os 50 com maiores notas em Astronáutica: Andressa de Sousa Silva, da Escola João Eufrázio Filho; Antônia Daiane de Sousa Silva, da Escola Martinslândia; e Antônio Lucas Freitas Paiva, do Colégio Oriento — os representantes de Sobral e Fortaleza não foram.
Uma em cada cinco escolas do Ceará mandou representantes para a OBA, realizada no mês de maio — um aumento de 192% em relação a 2007. Este ano, 2.052 escolas cearenses inscreveram-se na olimpíada. Em todo País, 15.592 escolas se cadastraram. A olimpíada foi dividida entre questões de Astronomia e Astronáutica.
Em escolas públicas e privadas, professores como Fábio Pitombeira e Edgardo Bessa saiam do “universo” dos livros e mandavam a “galera” olhar para o céu. Havia muito mais estímulo entre o telescópio e a Lua do que podiam explicar as fotografias nos livros de Física ou Ciências.
Melhor desempenho
Ao total, os alunos de Limoeiro conquistaram 161 medalhas na Olimpíada, sendo 21 de ouro, 44 de prata e 96 medalhas de bronze. O número nesta edição mostra a evolução do desempenho dos alunos, que em 2007 conquistaram 79 medalhas.
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Raimundo Felipe Santiago, da comunidade de Santa Maria, na Chapada do Apodi, é destaque na olimpíada. Os alunos da escola conquistaram nove de ouro, 11 de prata e 4 de bronze, num total de 24 medalhas. Cássia Félix e muitos de seus colegas foram medalhistas pelo terceiro ano consecutivo. (foto: Melquíades Júnior)
Para o professor Edgardo Bessa, coordenador de Ciências da Secretaria Municipal de Educação Básica, a participação nas olimpíadas e o número de medalhas se devem ao incentivo da Secretaria, das aulas de Astronomia desenvolvidas há dois anos, ao trabalho de capacitação dos professores e à assessoria do professor Dermeval Carneiro.
Russas, também no Vale do Jaguaribe, não ficou por menos. A Escola Municipal Luis Ferreira Lima de Educação Infantil e Ensino Fundamental, situada no Sítio Melancias, zona rural de Russas, foi destaque na OBA. Somente essa escola obteve 17 medalhas em nível nacional — nove de bronze, seis de prata e duas de ouro. Um desempenho que prova quanto é fundamental os alunos terem apoio para novas áreas de aprendizagem.
Mais informações:
Coordenação Estadual da OBA - Demerval Carneiro: (85)3488.8639
Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte: (88) 3423.1519
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: