sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alunos das escolas públicas são capacitados para próxima Olimpíada Brasileira de Astronomia

Estudar astronomia tem feito bem a centenas de milhares de estudantes de todo o país. Depois do número recorde de inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o Ceará também aumentou em quantidade de medalhistas, graças ao número de inscritos em Limoeiro do Norte.
Limoeiro do Norte é destaque nacional nas ediçoes da OBA.
O Clubinho de Astrononia realiza, desde o dia 16 de abril, aulas de astronomia para os alunos das escolas públicas, que participarão da prova nacional no dia 15 de maio. Os coordenadores pedagógicos já distribuíram apostila com os conteúdos do programa da OBA para todas as escolas e anexos.
As aulas acontecem nos Centros de Inclusão Digital (CID's), na Secretaria da Educação e nas comunidades de Córrego de Areia, Cidade Alta, Espinho, Bixopá, Arraial e Setor.
Os número comprovam
É incontestável o destaque dos estudantes limoeirenses na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Somente em Limoeiro do Norte foram entregues 169 medalhas, mais que o dobro do ano passado.
No total, os alunos de Limoeiro conquistaram 161 medalhas na Olimpíada, sendo 21 de ouro, 44 de prata e 96 medalhas de bronze.
Os números da última edição revelam a evolução do desempenho dos alunos, que no ano passado conquistaram 79 medalhas.
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Raimundo Felipe Santiago, da comunidade de Santa Maria, na Chapada do Apodi, é destaque na Olimpíada. Os alunos da escola conquistaram 9 de ouro, 11 de prata e 4 de bronze, num total de 24 medalhas. O município ainda ganhou no ano passado um telescópio da coordenação da olimpíada pelo desempenho em 2007.
Para estimular o ensino da ciência astronômica, a Secretaria da Educação tem o Clubinho da Astronomia, que atende a 493 crianças do 3º ao 9º ano, e melhorou significativamente a qualidade do aprendizado das ciências exatas no currículo escolar.
Conforme o professor Edgardo Bessa, coordenador de ciências da Secretaria Municipal de Educação Básica, a participação nas olimpíadas e o número de medalhas se devem aos investimentos da Prefeitura Municipal, ao incentivo da Secretaria Municipal da Educação Básica, das aulas de astronomia desenvolvidas há dois anos, do trabalho de capacitação dos professores e a assessoria do professor Dermeval Carneiro.
Fonte: .www.limoeirodonorte.ce.gov.br
Fotos: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: