sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Prêmio Betinho - Atitude Cidadã reconhece projeto desenvolvido em Limoeiro do Norte

Reconhecendo pessoas que se dedicam a construir um Brasil melhor e com menos iniqüidades sociais, o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã contou com a indicação de três representantes do município de Limoeiro do Norte (CE), dentre os quais Ítalo Diógenes Holanda Bezerra foi agraciado com a premiação.
Ítalo Diógenes Holanda Bezerra, nascido em Juazeiro do Norte (CE), desenvolve o projeto Sou do Bem, Sou da Paz na comunidade da Ilha de Santa Terezinha, em Limoeiro do Norte, às margens dos Rios Jaguaribe e Banabuiú.
A localidade que sofreu com o aumento desordenado de moradores, hoje conta com mais de mil famílias de baixa renda, o que gerou focos de criminalidade.
Ítalo luta para melhorar a auto-estima das pessoas do bairro. Ele organizou um mutirão para a limpeza do local e a reforma de 87 casas. “Quase toda a comunidade foi assistida com a reconstrução de casas que foram destruídas pela chuva”, conta Ítalo sobre as recentes enchentes.
Para as crianças ele desenvolveu uma Escolinha de Futebol que funciona de 19h às 21h. A iniciativa também realiza, na época do Natal, atendimento médico, odontológico, cuidados com beleza, encaminha para empregos e ajuda na retirada de documentos. Ainda oferece alimentação para mil pessoas e distribui brinquedos para todas as crianças da comunidade. “Apesar de realizarmos projetos o ano todo, o Natal é o ponto mais alto do projeto”, explica Ítalo.
Ao todo foram registrados 652 votos. Outras duas pessoas concorreram com Ítalo Diógenes pelo Prêmio Betinho - Atitude Cidadã 2009, por ações realizadas em Limoeiro do Norte, sendo elas:
Francisca Rosineide Lopes, nascida em São João do Jaguaribe (CE), orienta as famílias da comunidade da Ilha de Santa Terezinha com reuniões e visitas domiciliares sobre saúde e prevenção de doenças.
Francisca conversa com as famílias sobre doenças, avalia o peso nutricional das crianças abaixo de 5 anos de idade, fala sobre imunização e sobre a importância da água potável. E, ainda, explica como proceder se houver necessidade de realizar uma TRO (Terapia de Reidratação Oral) e IRA (Infecção Respiratória Aguda).
Com seu trabalho, a líder comunitária combate a desnutrição e aumenta a prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida da comunidade. Ela também atua junto aos órgãos públicos levando as reivindicações da Ilha.
Maria Arnete Borges, 42 anos, nascida em Quixeramobim (CE), reside em Limoeiro há 29 anos, onde foi uma das fundadoras, e atual secretária da Associação de Pessoas com Deficiência de Limoeiro do Norte. Maria Arnete ainda preside o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criado em maio de 2007.
Maria atua como voluntária nas duas instituições, realizando campanhas de conscientização sobre acessibilidade. Arnete também elaborou o projeto Remoção de Obstáculos nas Calçadas, facilitando o trânsito de portadores de necessidades especiais. Já nos esportes, ela realizou o primeiro jogo de basquetebol em cadeiras de rodas em Limoeiro do Norte.
Ela ainda implementou o projeto da Fábrica de Sabão Caseiro Limp, que produz sabão a partir do reaproveitamento de óleo de frituras, contribuindo também para a preservação do meio ambiente. Ao longo destes anos de trabalho, a Associação em conjunto com o Conselho, em parceria com o SINE-IDT local, encaminharam 50 deficientes para o mercado de trabalho no cumprimento da Lei das Quotas das empresas.
O Prêmio
O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008, quer valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que todos(as) encontrem sua forma de participação.
Em 2008, na sua 1ª edição, a iniciativa recebeu cerca de 17.000 votos, provenientes de 674 localidades, e 33 (trinta e três) vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado no Rio de Janeiro. Durante a solenidade pelo aniversário de 15 anos do COEP, a esposa de Betinho, Maria Nakano recebeu, simbolicamente, o troféu em nome dos vencedores, uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique, que cedeu o direito de uso de sua obra.
Informações:.www.coepbrasil.org.br/premiobetinho

Nenhum comentário: