quinta-feira, 19 de novembro de 2009

São Benedito passa a operar em Limoeiro do Norte, no lugar da Rápido Limoeiro

Novo sistema assegura redução média de 14% nas passagens intermunicipais. O Ceará é o primeiro estado do Brasil a implantar o novo sistema de transporte intermunicipal de passageiros.
A empresa de transporte coletivo São Benedito Autovia Ltda. passou a operar nos municípios pólos de Aracati, Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte. A mudança faz parte de um novo sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. A confirmação se deu nesta quarta-feira (18/11), quando o governador do Estado, Cid Gomes, assinou sete ordens de serviços que darão início à operação do novo sistema.
A partir desse novo modelo, os usuários deverão ter mais qualidade nos serviços prestados pelas empresas auto-viárias, devendo atender uma demanda mensal de aproximadamente 1,2 milhão de passageiros, abrangendo todas as regiões do Estado, exceto a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Durante dez anos, o sistema de transportes, em todo o Estado, vai ser responsabilidade de apenas cinco empresas. A decisão não agradou grande parte do empresariado do setor.
Em Limoeiro do Norte, a empresa São Benedito Autovia Ltda. passou a operar no lugar da Rápido Limoeiro. (Foto: ThiagoVinicius)
Novo sistema de transporte rodoviário
O novo sistema, regulamentado através de processo licitatório, com base no que determina a Constituição Federal, aumentará a circulação da frota em 380 ônibus, obrigatoriamente equipados com ar-condicionado e até cinco anos de uso (no antigo sistema a frota era em média de sete anos). Haverá também redução média de tarifas de 14%, chegando a 19% entre Juazeiro e Crato. “Essa é uma grande vitória do Governo do Estado, que agora beneficiará diretamente a população que utiliza o sistema”, destacou o superintendente do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran), João Pupo. Ele também lembrou que a nova operação elevará a cobertura do transporte rodoviário intermunicipal em cerca de 91 linhas, gerando empregos diretos para cerca de 1.250 pessoas.
A criação do novo sistema, que já começou a operar a partir desta quarta-feira (18/11), foi iniciada a partir de uma pesquisa de satisfação por parte dos usuários, além de fóruns regionais nos municípios pólos, reuniões no Detran e audiências públicas que aprovaram o modelo de edital por unanimidade . “A partir disso e por determinação do Governador, que queria permitir a população um sistema seguro, de qualidade e com tarifas justas, vimos a necessidade de mudanças no antigo sistema”, lembrou secretário-adjunto da Seinfra, Otacílio Borges.
Além da legalização do sistema, da redução do valor da passagem e das melhorias no conforto e segurança dos passageiros, a licitação permitiu ao Estado arrecadar das empresas ganhadoras da licitação, como pagamento de outorga prevista no edital, o valor de R$ 12,9 milhões, que serão investidos na melhoria do sistema.
O governador Cid Gomes informou que, para ficar completo, falta legalizar o sistema de transporte complementar (alternativo) e julgar a licitação do lote 5, que abrange a região do Litoral Oeste do Estado. Até o fim do mês o sistema deve estar totalmente regularizado, segundo ele.
Áreas de operação
As sete, das oito áreas de operação, com linhas radiais e regionais, serão operadas pelas seguintes empresas: os municípios pólos de Aracati, Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte, pela empresa São Benedito Autovia Ltda.; os municípios pólos de Baturité e Quixadá, pela empresa Fretcar Transporte, Locação e Turismo Ltda.; os municípios pólos de Canindé, Crateús e Tauá, pelo Consórcio Viação Princesa dos Inhamuns/Gontijo; o município pólo de Sobral, pela Expresso Guanabara S/A; o município pólo de Iguatu, pela Empresa Guanabara S/A; os municípios pólos de Crato e Juazeiro do Norte, pela Expresso Guanabara S/A e o aglomerado urbano do Crajubar (constituído pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha), com linhas regionais operadas pela Auto Viação Metropolitana Ltda.
A área de operação que abrange municípios como Itapipoca, Paracuru, Paraipaba, Jijoca de Jericoacoara e Cruz, e outros localizados no Litoral Oeste do Estado, ainda não teve seu julgamento finalizado, em função de ações administrativas, “mas que deverá logo ser regularizada, assim como o novo sistema de transporte rodoviário intermunicipal complementar de passageiros”, garantiu o governador.
Supostas irregularidades no processo licitatório estão sendo analisadas pela acessoria jurídica da Rápido Limoeiro.
Insatisfação
Todas as regiões do Ceará vão ser atendidas por cinco empresas: São Benedito, Fretcar Transportes, Viação Princesa dos Inhamuns/Gontijo, Expresso Guanabara e Auto Viação Metropolitana. As empresas foram escolhidas por meio de licitação, que será válida por dez anos. O processo de licitação para a escolha das empresas não agradou a todos. Durante todo o processo, de acordo com o governador Cid Gomes, empresas do setor deram entrada em mais de 100 liminares contra o novo modelo. “Conseguimos caçar todas”, afirmou Cid Gomes.
Nesta quarta-feira (18/11), durante a assinatura das ordens de serviço, representantes das empresas que não venceram o processo de licitação estiveram presentes no Palácio Iracema, na tentativa de recorrer da decisão do Governo.
Segundo os empresários, o edital de licitação só beneficiou as grandes empresas e formou um monopólio no Estado. Eles disseram também que vão continuar investigando possíveis irregularidades no edital. “Já estamos analisando algumas irregularidades do edital e vamos recorrer. Estão nos tratando como clandestinos, não podemos mais circular”, comenta a proprietária da empresa Rápido Limoeiro, Silvana Silveira.
Conforme o governador Cid Gomes, não há mais motivos para reclamações, uma vez que o processo foi debatido e, agora, já está decidido. “Sinceramente, não há motivo justo para reclamar desse sistema”, disse. O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus), Carlos Magalhães, explicou ainda que a ordem do Governo é absorver a mão de obra das antigas empresas em seus atuais quadros, tanto na Capital como no interior.
Informações: Notícias do Vale e OPOVO Online

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou trabalhando aqui em Limoeiro, preciso passar um FDS em Juazeiro e não posso, pois, não tem linha de transporte. Isso é bom????

Anônimo disse...

nao poso viajar mais de sobral para crateus, pois nao tem mais a transcrateus rodando para la. a empesa que ganhou nao faz a linha. nos usuarios ficamos na estrada, sem ter como viajar. porque inves de tirar as empresas o governo nao abril comcorrencia? ele nao sabe nem trabalhar! pois com comcorrencia existiria mais inpostos pagos.