sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Advogados elegem Dr. Ramon novo presidente da OAB - Subseção Limoeiro do Norte

Em Limoeiro do Norte, o jovem advogado Dr. Gledson Ramon foi candidato único para suceder o Dr. Paulo Franco à frente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Limoeiro do Norte (OAB), em eleição realizada nesta sexta-feira (20/11), na nova sede da OAB, recém inaugurada em Limoeiro do Norte.
Exatamente 128 advogados estavam aptos a votar na região, mas apenas 79 compareceram, sendo registrada uma abstenção de aproximadamente 38,2%. Ramon recebeu 76 votos, 96% dos votos válidos, tendo 01 branco e 02 nulos.
"Foi muito bom o resultado. Demonstrou que os advogados da região estão confiantes no trabalho que pretendo realizar à frente desta conceituada entidade", disse Gledson Ramon, que assume o posto em 2010, no lugar de Paulo Franco Rocha Lima.
A chapa vencedora dirigirá a entidade por três anos, entre 2010 e 2012. A votação ocorreu tranquilamente desde 8h em Limoeiro do Norte, na sede da subseção. Os votos foram registrados em uma urna eletrônica, que foi cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
De acordo com o atual presidente da OAB Limoeiro do norte, Paulo Franco Rocha Lima, o uso do equipamento tornou mais ágil a apuração do resultado do pleito, que foi conhecido às 16h05min, cinco minutos depois do fim da votação.
O voto é obrigatório. Quem não participou do pleito e não justificar a ausência em até de 60 dias após a eleição será punido com multa de 20% do valor da anuidade. Não há voto em trânsito, somente advogados que estão em dia com as suas obrigações perante a tesouraria da OAB Ceará podiam votar.
Em relação à eleição estadual, na urna da regional Limoeiro, o candidato Valdetário Monteiro, venceu por uma pequena diferença de 11 votos.
FIQUE POR DENTRO
Estado democrático
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros. A ordem foi fundada no Ceará em 1933 com o objetivo de congregar e defender a classe, mas também de lutar pelo Estado Democrático de Direito.
Já nesta época, a OAB-CE intervinha em várias questões estaduais e nacionais para beneficiar não só a categoria, mas o conjunto da sociedade. Durante os anos da Ditadura Militar - nas décadas de 1960 e 1970 -, a Ordem dos Advogados do Brasil teve uma atuação de grande destaque no combate à repressão política e em defesa dos direitos civis e políticos dos adversários da Ditadura.
A entidade tornou-se, assim, o principal porta-voz do restabelecimento da democracia no Brasil, tendo sido reconhecida nacional e internacionalmente pela defesa intransigente dos direitos humanos. Hoje, a OAB nacional luta pela melhoria na qualidade do ensino jurídico do País e pelo respeito aos direitos democráticos existentes.
OAB – Subseção Limoeiro do Norte
Rua Camilo Brasiliense, 346 - Centro
Fone/Fax: (88) 3423.1321
CEP:62.930-000 - Limoeiro do Norte/CE
Fonte: TVJAGUAR.com.br e Diário do Nordeste / Foto: Notícias do Vale

Nenhum comentário: