quinta-feira, 13 de novembro de 2008

III Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais

Em Limoeiro do Norte, III Feira de Ciências reunirá mais de 400 experimentos feitos por 1.428 estudantes.
A cidade campeã brasileira em participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2008 dá mais uma mostra do interesse dos adolescentes pelas ciências. Começa nesta quinta-feira (13/11), a III Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais. Os números impressionam: serão nada menos que 426 experimentos em exposição, feitos por 1.428 alunos das 34 escolas públicas municipais. A megafeira acontecerá ao longo de 1.200 metros quadrados de tendas espalhadas em praça pública.
“Os números dão a idéia do tamanho da feira, mas os resultados esperados são subjetivos. Sair da escola e ir à praça pública mostrar a ciência acessível e como parte do cotidiano ultrapassa o conceito de nota, movimenta não somente o aluno, mas toda a comunidade”, contextualiza a secretária municipal de Educação Básica, Juliana Soares da Silva Lima.
Incentivados pelo sucesso das duas últimas edições, os coordenadores da Feira de Ciências, professores Edgardo Sousa Bessa e Zenaide Maria da Silva Santiago, esperam uma feira ainda mais participativa. “Queremos levar ao aluno, a seus familiares e à comunidade em geral, o conhecimento por meio do entendimento de situações do cotidiano que somente na explicação dos professores poderiam parecer a eles inalcançável”, afirma o professor Bessa.
Sucesso de público
Experimentos expostos na feira tentam explicar situações do cotidiano.
No primeiro ano da feira, em novembro de 2006, foram levados à Praça da Igreja Matriz, 127 experimentos, 11 projetos desenvolvidos pelos núcleos de ciências, envolvendo 520 alunos do 4º ao 9ºano das escolas públicas municipais.
Em 2007 houve aumento significativo, com 234 trabalhos, 17 Núcleos e 939 alunos participantes, além do público de 10 mil visitantes. Para Zenaide Santiago, “o sucesso da feira pôde ser sentido principalmente em sala de aula, melhorando o aprendizado, o que nos faz considerar que o trabalho vale a pena”.
A Escola de Ensino Fundamental Ester Guimarães Malveira levará 25 experimentos, além do trabalho realizado pelos 11 alunos que pertencem ao Núcleo de Ciências Naturalizando a Vida. Com o tema “Planejamento Urbano, um ambiente ecologicamente desenvolvido”, o núcleo pretende despertar, por meio de maquetes de uma cidade planejada e de uma casa ecologicamente correta, a discussão sobre o crescimento desordenado das cidades e seus efeitos nocivos.
A Feira de Ciências estará aberta ao público nos dias 13 e 14 de novembro/2008, das 7h às 11h, e das 15h às 19h. Como premiação e incentivo ao conhecimento científico, a Prefeitura de Limoeiro entregará computadores aos 30 alunos que tiverem trabalhos classificados em primeiro lugar e aparelhos de DVD aos segundos colocados de todos os anos/séries concorrentes.
Homenagem
Durante o evento, os alunos farão homenagem ao agricultor falecido José Valderi Rodrigues, vítima de agrotóxicos. Haverá exposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para evitar contaminação de agricultores. (veja: Movimentos sociais de luto)
Mais informações:
Feira de Ciências das Escolas Públicas de Limoeiro do Norte
Secretaria Municipal de Educação Básica
(88) 3423.1519
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e foto: Melquíades Júnior
Leia mais:

Nenhum comentário: