quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ciência invade Praça da Matriz de Limoeiro do Norte

Terceira edição da Feira de Ciências das escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte populariza o acesso à ciência.
Mil quatrocentos e vinte oito alunos, 34 escolas públicas municipais participantes, 17 núcleos de ciências, 1.200m² de estandes para exposição de 426 experimentos e a expectativa de repetir o público de 10 mil visitantes da edição anterior.
Esses são os números da III Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais, que tem início na noite desta quarta-feira, dia 12 de novembro, em Limoeiro do Norte, a 200 km de Fortaleza.
Os números dão a idéia do tamanho da feira, “mas os resultados esperados são subjetivos. Sair da escola e ir à praça pública mostrar a ciência acessível e como parte do cotidiano ultrapassa o conceito de nota, movimenta não somente o aluno, mas toda a comunidade”, declara a secretária municipal de educação básica, Juliana Soares da Silva Lima.
Incentivados pelo sucesso das duas últimas edições da feira, os coordenadores da Feira de Ciências, professores Edgardo Sousa Bessa e Zenaide Maria da Silva Santiago, esperam uma feira ainda mais participativa. “Queremos com a Feira de Ciências levar ao aluno, a seus familiares e à comunidade em geral, o conhecimento através do entendimento de situações do cotidiano, incentivando-os a buscar na ciência as respostas, os porquês daquele conhecimento que somente na explicação dos professores, muitas vezes pareciam a eles inalcançável”, afirma o professor Edgardo Bessa.
No primeiro ano da Feira de Ciências, em novembro de 2006, foram levados à praça da igreja matriz 127 experimentos, 11 projetos desenvolvidos pelos núcleos de ciências, envolvendo 520 alunos do 4º ao 9º ano das escolas públicas municipais.
Ano passado os números tiveram aumento significativo, com 234 trabalhos, 17 Núcleos e 939 alunos participantes, além do público de 10 mil visitantes. Para Zenaide Santiago, “o sucesso da Feira, além dos 10 mil visitantes que recebemos no ano passado, pôde ser sentido principalmente em sala de aula, melhorando o aprendizado, o que nos faz considerar que o trabalho vale a pena”, garante.
Este ano, quatrocentos e vinte e seis experimentos serão expostos na Feira, com participação direta de quase mil e quinhentos estudantes de trinta e quatro escolas municipais, nesse caso, como integrantes das equipes que se apresentarão. Além deles, mais duzentas crianças pertencentes aos dezessete núcleos de ciências do município mostrarão experiências com nível de complexidade mais elevado, resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2008 — os núcleos de ciências são grupos de estudo formados em dezessete escolas por alunos que dedicam maior tempo à investigação científica.
Toda a infra-estrutura será montada na praça central da cidade, nos dias 13 e 14 de novembro, das 7h às 11h, e das 15h às 19h, para que estudantes de outras escolas, pais e demais interessados tenham pleno acesso à Feira. A estimativa para este ano é de repetir o número de visitantes da segunda edição.
Além de aprenderem, os alunos que tiverem seus trabalhos classificados em primeiro lugar irão receber computadores, os segundos colocados de todos os anos/séries concorrentes receberão aparelhos de DVD.
Programação
Dia 12 de novembro
18h30 - Abertura da III Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais de Limoeiro do Norte, no Núcleo de Informação Tecnológica – NIT.
18h30 – Peça Teatral: “Bate-papo sobre energia”, com o Núcleo de Ciências Evoluindo com as Ciências.
19h – Palestra: “A importância da Difusão da Ciência e Tecnologia no Interior do Ceará”, ministrada pelo coordenador da Secitece, Francisco Arruda Carvalho.
Dias 13 e 14 de novembro
7h às 11h e de 15 às 19h – Exposição de trabalhos experimentais e projetos dos Núcleos de Ciência.
Fonte: www.limoeirodonorte.ce.gov.br

Nenhum comentário: