sábado, 15 de janeiro de 2011

Limofolia 2011 aquece comércio e gera empregos

O Limofolia reunirá até amanhã cerca de 20 mil brincantes da cidade e visitantes. A festa movimenta o comércio.
A compra de abadás para a maior micareta da região jaguaribana não para dia e noite. Iniciado ontem e seguindo até amanhã, o Limofolia, em Limoeiro do Norte, recebe foliões de vários Municípios e de outros Estados. Segundo dia do evento, neste sábado a venda é aquecida para brincantes que vêm de outras cidades.
Os hotéis estão lotados, e com a nova avenida sede da Micareta, os moradores que veem o trio passar em frente de casa arranjaram, criativamente, um novo ofício: comerciantes de micareta. Bom para a economia local.
Por 15 anos o carnaval fora de época de Limoeiro do Norte acontecia na Avenida Dom Aureliano Matos, a principal da cidade, dividindo comércio e residências. Agora é a Avenida Coronel Clóvis Alexandrino o endereço do corredor da folia. Quem mora por onde passa o trio elétrico vê os artistas e a multidão acompanhando, vende de água a cachorro quente, mas é cerveja mesmo o principal comércio. Na entrada da casa de dona Mirna da Silva a família arrumou o freezer, encheu de gelo, cerveja, refrigerante e água.
Durante todo o dia desta sexta (14), foliões que chegavam de outros Municípios lotaram os pontos de vendas de abadás, agitando o comércio local. Tudo para não ficar fora da festa.
A rotina em Limoeiro do Norte desde ontem, primeiro dia do evento, começou assim: lojas cheias para compra de bijuterias, shorts, sandálias. Salões de beleza com atendimentos dia e noite, notadamente para as mulheres - a produção do cabelo é, para as mais vaidosas, trabalho essencial em combinação com o abadá. O que era uma simples camisa ganha estilo na mão das profissionais que trabalham triplicado neste fim de semana.
Tem quem aproveite a movimentação e venda de souvenirs, lembrança da cidade e sua festa maior. Há 20 metros da entrada do corredor de camarotes foram armadas dezenas de barracas, para venda de comida e bebida. Na finalização do "corredor da folia", ainda na tarde de ontem, serigrafistas coloriam, enfeitavam e davam o charme para os camarotes.
No chão, centenas de homens fazem a segurança particular e seguram as cordas de isolamento dos foliões com abadá. É o emprego temporário para gente como Danilo Maia, cordeiro nos três dias de festa. Estima-se em R$ 300 mil o incremento na economia local em função da micareta fora de época.
Contabiliza-se, anualmente, entre mil e 1.200 empregos diretos e indiretos em função do Limofolia. É com vistas ao turismo e ao aquecimento econômico que a Prefeitura também participa da realização do evento - a avenida-sede do evento foi a primeira a ser asfaltada no projeto de pavimentação das principais ruas da cidade. Gleudes Sucupira e Lincoln Costa, organizadores do evento, acreditam que o novo local da festa será fator do incremento da economia. "Agora os próprios moradores são aliados, pois também vão aproveitar o momento para fazer comércio", afirma Gleudes Sucupira.
Programação
Ontem à noite o grupo Parangolé, famosa pelo hit "Rebolation", animou os foliões. Hoje quem anima é o cantor Ricardo Chaves. Amanhã, último dia da micareta, logo à tarde haverá a Feijoada do Kangalha, no novo BNB Clube. À noite, no corredor, a banda Frennesy toca no Corujão Kids. Às 22 horas, toca a banda Chicabana. A expectativa até hoje é de que até amanhã tenham sido vendidos, no total, mais de 5 mil abadás.
Mais informações:
Limofolia 2011
Avenida Coronel Clóvis Alexandrino
Município de Limoeiro do Norte (CE)
Telefone: (88) 3423.4900
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: