terça-feira, 19 de agosto de 2008

A morte de Dom Aureliano Matos

Aos dezenove dias do mês de agosto de mil novecentos e sessenta e sete, Limoeiro do Norte perde o maior nome de sua história.
Dom Aureliano Matos, o primeiro Bispo de Limoeiro, morreu no dia 19 de agosto de 1967, aos 78 anos, deixando sua obra e ensinamentos, vividos e reconhecidos até os dias atuais. A foto abaixo mostra o cortejo fúnebre de Dom Aureliano Matos, em direção à Catedral, pela Rua Cel. Serafim Chaves, em 20/08/1967.
Dom Aureliano Matos
Nascido no dia 17 de junho de 1889, em Itapajé-CE, Dom Aureliano Matos deixou seu officium vicarii em 1940, para reger os destinos de Diocese de Limoeiro do Norte, criada em 07 de maio de 1938 pelo Papa Pio XI.
Abaixo vemos o cortejo que conduzia Dom Aureliano à Catedral, com a presença de muitos fiéis e das maiores autoridades civis e eclesiásticas do Ceará e de outros estados, para sua Sagração como Bispo de Limoeiro, em 29/09/1940.

Segundo os historiadores, a demora de dois anos para que Dom Aureliano fosse sagrado e empossado, é que o Palácio Episcopal devia ser bem construído e equipado de um tudo para poder acolher o Bispo, que era uma espécie de príncipe, naqueles tempos.

Transformado em verdadeiro ídolo do povo, atribui-se a ele o Ginásio Diocesano, Seminário, Patronato, Tiro de Guerra, Liceu de Artes e Ofícios, Comarca, Rádio Educadora, Faculdade de Educação, e ainda, a construção da ponte sobre o Rio Jaguaribe, entre tantas outras obras. Depois de seu falecimento, foi doado seu nome a principal Avenida de Limoeiro do Norte, onde também se encontra uma estátua em sua homenagem, esculpida pelo artista limoeirense Márcio Mendonça, em 1980.

Pode-se dizer que foi o grande administrador do município de Limoeiro, depois de quase um século de omissão, incompetência e corrupção de intendentes e prefeitos.

“Foi um privilégio para a história de Limoeiro ter, como primeiro bispo, Dom Aureliano Matos. Carismático, autoritário, grande administrador, sagaz economista, empolgou a população do município que atendia pressurosa a todos os apelos do bispo, que funcionava como apóstolo religioso e líder civil, na educação popular e na modernização da povoação. Foram iniciativas de Dom Aureliano Matos todas as instituições básicas do equipamento coletivo de Limoeiro, com exceção da Escola Normal Rural, só superada por outra iniciativa, a Faculdade de Filosofia.” (palavras de Lauro de Oliveira Lima, em seu livro)

Fotos: Limoeiro em fotos e fatos (Maria das Dores Vidal Freitas)

Trechos do livro: Na ribeira do Rio das Onças (Lauro de Oliveira Lima)

Consulta: O Limoeiro de Dom Aureliano Matos (Antonio Nunes Malveira)

Um comentário:

Anônimo disse...

O Conexão Blogs do Ceará, www.blogsdoceara.blogspot.com , tem o objetivo de realizar a integração via internet de todos os municípios do nosso estado, promovendo a troca de informações e conhecimentos entre os participantes. Para participar da Conexão Blogs do Ceará é necessário que o conteúdo apresentado na home possua a característica jornalística. O motivo desta linha de Blogs é fazer com que todos os nossos municípios possam ter seus blogs oficiais que acompanhem o dia a dia e que em conjunto com a rede de Conexão Blogs do Ceará todo o nosso estado esteja interligado pela rede mundial de computadores. E queríamos ter o prazer de ter este Blog representando o município de Limoeiro do Norte em nossa rede. Para mais informações: blogsdoceara@hotmail.com ou (88) 8834 2210.