quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cientistas dão início à simulação da origem do Universo

O mundo não acabou, como temiam alguns críticos. Trata-se de um passo histórico para a ciência.

A construção do túnel, no subsolo da fronteira da França com a Suíça, levou 14 anos e consumiu US$ 8 bilhões. Os cientistas querem provocar o choque entre partículas que deu origem ao início do mundo.

O LHC, maior acelerador de partículas do mundo, recebeu seus primeiros feixes de prótons nesta quarta-feira (10/09/08). As primeiras tentativas foram iniciadas pelos cientistas por volta das 4h30 (9h30 no horário suíço).
Tudo correu conforme as expectativas, e o mundo não acabou - nem vai acabar, segundo os responsáveis pelos experimentos.


A partícula de Deus

Quando o LHC estiver promovendo colisões para valer, começará uma busca frenética por uma partícula em especial: o bóson de Higgs.

O nome assusta, e o apelido mais ainda - ele é chamado popularmente como "a partícula de Deus". Mas, por que, afinal, o bóson de Higgs é tão especial?

Existe uma teoria muito querida pelos físicos de partículas, chamada de modelo padrão. Ela é basicamente uma lista de todas as peças - ou seja, todas as partículas - usadas na confecção de um universo como o nosso. Ela explica como os prótons e os nêutrons são feitos de quarks, e como os elétrons fazem parte de um grupo de partículas chamado de léptons, em que também se incluem os neutrinos, partículas minúsculas de carga neutra.

O modelo padrão também explica como funcionam as partículas portadoras de força (como o glúon, responsável por manter estáveis os núcleos atômicos, ou o fóton, que compõe a radiação eletromagnética, popularmente conhecida como luz).

Mas os resultados científicos relevantes que o mundo espera não virão do dia para a noite. É certo que grandes descobertas terão de esperar, pelo menos, até 2009.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: