quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Plano de Segurança para as Eleições 2008

A Polícia Militar do Estado do Ceará iniciou nesta quinta-feira (25/09) a “Operação Eleições”, que tem como objetivo garantir a segurança dos municípios do Interior durante o pleito que será realizado no dia 5 de outubro. Ao todo, 4.407 policiais militares participam da operação.
Todos os PM's que reforçam a segurança dos municípios cearenses neste período eleitoral receberam orientações e uma cartilha explicativa com instruções sobre o cumprimento das leis, normas e determinações da Justiça Eleitoral.
Os policiais foram capacitados sobre como proceder com as urnas eletrônicas, prioridade e preferência de votação, boca de urna, crimes eleitorais, fiscalização da votação, propaganda política e lei seca. O conhecimento dessas informações, aliado ao policiamento ostensivo, visa preservar a ordem pública e garantir a tranqüilidade das eleições.
Os policiais devem permanecer nas cidades até 24 horas após a votação. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) batizou o esquema de "Plano de Segurança para as Eleições 2008".
O secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, explicou que os policiais fizeram visitas a diversas cidades do Ceará, a fim de fazer um diagnóstico dos municípios que necessitam de maior policiamento por conta do acirramento político. O secretário revelou a preocupação com o Interior, citando os crimes de agressão entre cabos eleitorais, fiscais de partido, militantes e até mesmo mesários. "Além da propaganda de boca de urna, que é bastante comum e é crime, há também um problema de bebida, apesar da lei seca que será decretada", explica.
O envio antecipado dos policiais ao Interior é conseqüência da preocupação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que, segundo a procuradora regional eleitoral Nilce Cunha Rodrigues, quis evitar que a chegada dos policias acontecesse somente no dia anterior à votação. "A disputa nas cidades do Ceará está muito acirrada", justifica Cunha.
Números
A Operação Eleições contará com um efetivo total de 4.407 PM's que serão deslocados para o Interior. Desse total, 919 são da Capital, 383 do Interior e 3.193 das próprias companhias, pelotões e batalhões de cada cidade. O embarque dos policiais da Capital para o Interior aconteceu às 8 horas no Colégio da Polícia Militar.
Fonte: Jornal O POVO e Assessoria de Comunicação da PM-CE.

Nenhum comentário: