* A enquete, que se trata de um mero levantamento de opiniões, sem conteúdo científico, foi realizada entre os dias 01 e 26/09/2008 e registrou 216 votos.
A influência das pesquisas
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) revela que 6,3% dos eleitores, em sua maioria de baixa renda e baixa escolaridade, afirmaram que “com certeza” deixariam de votar em seu candidato, caso as pesquisa não mostrassem chances de vitória.
Ao mesmo tempo, 4,3% admitiram que não teriam dúvidas de votar naquele que estivesse em primeiro lugar nas pesquisas.
A divulgação de pesquisas fraudulentas, principalmente quando feitas por veículos de comunicação social, tem o poder de alterar o resultado da eleição, modificando a vontade do eleitor, que fica tentado a exercer o chamado "voto útil", ou seja, a votar no candidato melhor colocado nas pesquisas para evitar que o candidato de que não gosta ganhe o pleito.
A experiência das eleições passadas mostrou que a associação entre órgãos de imprensa e empresas de pesquisa irresponsáveis pode prejudicar a democracia, afetando a condição de igualdade que deve existir entre os candidatos.
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