quinta-feira, 26 de junho de 2008

Cinturão Digital fornecerá Internet banda larga a todos

Com investimentos do Banco Mundial e verba de emendas da bancada federal do Ceará para o orçamento da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2008, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento (Seplag) e Empresa de Tecnologia da Informação (Etice), garante a execução do projeto Cinturão Digital.
A iniciativa pretende fornecer, ainda em 2008, acesso a 82% da população a serviços digitais de internet, videoconferência, TV Digital e telefonia celular as principais cidades do Estado.
Segundo o presidente da Etice, Fernando de Carvalho, apenas 4% dos cearenses possuem acesso à rede, quantidade bem inferior à média brasileira: 11%. "O quadro demanda rápida ação do Governo, visando prover acesso de qualidade a todos, pois muito mais do que levar internet àqueles que não têm chance de acessá-la, o Projeto busca a inclusão digital e social dos indivíduos que não podem pagar pelo serviço”, disse o presidente.
Para isso esta sendo construído em Fortaleza, um anel de 2500 Km de fibras, que ligará a capital aos municípios de Milagres, Tauá e Sobral. A partir dessa infra-estrutura, 25 pontos serão conectados por meio de distribuição de ramais de fibras optica que distribuirá 70 Mbps, para cada município.
Municípios e Distritos atendidos pelo programa Cinturão Digitais:
Fortaleza Maracanaú, Acarape, Baturité, Guaramiranga, Jabuti, Cascavel, Beberibe, Sobral, Massapê, Granja, Camocim, Marco, Acaraú, Cauípe, Pecém, São Luis do Curú, Umirim, Itapajé, Itapipoca, Canindé, Banabuiú, Juatama, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Russas, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Itaiçaba, Aracati, Cariré, Ibiapina, Tianguá, Viçosa do Ceará, Orós, Jaguaribe, Cedro, Icó, Milagres, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Antonina do Norte, Tauá, Barbalha, Independência, Crateús, Nova Russas, Varjota.
Maiores informações:
(085) 3101. 6607
ou através do site http://www.etice.ce.gov.br/

Nenhum comentário: