segunda-feira, 9 de junho de 2008

Novas regras para o uso de capacetes

Já estão valendo as novas regras para o uso de capacetes pelos motociclistas. A infração vale multa e cinco pontos na carteira para motociclistas que não cumprirem a lei.
Depois de seis meses de prorrogação, as novas regras finalmente entraram em vigor. "O pessoal já começou a correr e comprar capacete dentro das normas", disse um homem.
O que vai servir de base para a fiscalização é a data em que o capacete foi fabricado. Nos mais recentes, ela está numa etiqueta que fica na parte de dentro. Os capacetes fabricados de agosto de 2007 para cá terão que ter as faixas refletivas nas laterais, na frente e atrás, além do selo do Inmetro. Isso significa passar por um teste rigoroso de qualidade. O capacete deve suportar temperaturas entre -20ºC e 50ºC, além de resistir a provas de impacto.
Curiosamente, quem tem capacetes mais antigos está livre da fiscalização. “Pode ser até contraditório, mas nós temos que fiscalizar aquilo que está escrito no conteúdo normativo legal”, justificou o tenente Sérgio Marques.
Questionado sobre o assunto, o Conselho Nacional de Trânsito respondeu que a intenção foi criar uma referência única para a fiscalização.
Uma simulação feita por uma consultoria em trânsito mostra que, com faróis acesos numa estrada, o motoqueiro que usa capacete e colete com as faixas é visto a 627 metros de distância. Para ver o outro, que não usa o equipamento de segurança, é preciso chegar mais perto.

Nenhum comentário: