segunda-feira, 23 de junho de 2008

Etanol brasileiro é sustentável, diz ONU

O secretário-executivo da Convenção da ONU para Mudanças Climáticas, Yvo de Boer, disse nesta segunda-feira que o etanol brasileiro é "sustentável" e "não desmata", em referência à proteção à floresta Amazônica. Segundo ele, a forma como o biocombustível é produzido e o seu impacto no mundo é crucial para garantir a redução de emissões de gás carbônico na atmosfera. Boer defendeu que o debate sobre o futuro do etanol precisa ser mais "sofisticado".
"Não há um só etanol. Porém, o que existe no Brasil não desmata e é sustentável. O biocombustível de óleo de palma desmata. Há também o etanol de milho, que está gerando a alta nos preços dos alimentos. Portanto, sei que o etanol será ainda um tema polêmico nas negociações do clima", disse Boer, segundo a agência Estado. O etanol brasileiro é feito sobretudo a partir da cana-de-açúcar.
O secretário-executivo disse que o critério de sustentabilidade será o que vai determinar se o etanol poderá ou não fazer parte de uma solução climática no mundo. "O que precisamos é que todos se sentem à mesa para discutir. O que queremos é reduzir as emissões. Esse é o objetivo", afirmou Boer.
Por fim, ele falou da pressão exercida pelas companhias petrolíferas sobre o etanol. "Cada país e setor tem seu interesse. O pessoal do petróleo não gosta desse debate", admitiu.

Nenhum comentário: