quinta-feira, 26 de junho de 2008

Rally Internacional dos Sertões define campeões nesta sexta-feira

Após passagem por Limoeiro do Norte, o Rally Internacional dos Sertões segue para sua definição. A população de Limoeiro assistiu a passagem dos pilotos pelas ruas da cidade, indicando o caminho correto até chegar ao destino final da 9ª etapa, que seria a cidade de Mossoró (RN).
O título das motos está totalmente indefinido entre o brasileiro José Hélio e o francês Cyril Despres; Carros da Volkswagen, quadriciclo de Robert Nahas e caminhão de Edu Piano têm caminho tranqüilo até o lugar mais alto do pódio.
Mossoró (RN) – O Rally Internacional dos Sertões 2008 define os campeões da 16ª edição nesta sexta-feira, em Natal (RN). Após a nona etapa, realizada nesta quinta-feira entre Crateús (CE) e Mossoró (RN), a briga pelo título das motocicletas ficou ainda mais emocionante. O francês Cyril Despres (KTM) cumpriu os 119 quilômetros de especial apenas dois segundos mais rápido que José Hélio (Honda). Desta forma, a liderança continua nas mãos do brasileiro.
Entre os carros, pela primeira vez a equipe Volkswagen passou por apuros. O Touareg de Mark Miller (Estados Unidos) e Ralph Pitchford (África do Sul) teve problemas mecânicos no deslocamento inicial e demorou a largar. A direção de prova está calculando uma possível penalização que irá aplicar nos competidores, que teriam vencido a especial de hoje seguidos pelos poloneses Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin (Nissan), pelos brasileiros Jean Azevedo e Youssef Haddad (Mitsubishi) e por Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha), seus companheiros de equipe e atuais líderes. Os dois carros da Volks têm larga vantagem sobre os demais.
Nos caminhões, Amable Barrasa, José Papacena Neto e Raphael Betto (Ford) venceram a nona etapa, seguidos por Edu Piano, Sólon Mendes e Davi Fonseca (Ford), atuais líderes com folga sobre os adversários. O caminho até o título também é tranqüilo para Robert Nahas, que ficou hoje em seguido lugar entre os quadriciclos, atrás de Ricardo Purri (ambos pilotos Honda). Os resultados da nona etapa são extra-oficiais.
Rumo a Natal – O último dia de disputas do Sertões levará pilotos e navegadores até Natal (RN) por um belo caminho, que beira a orla potiguar. Serão 410 quilômetros percorridos, sendo 174 de deslocamento inicial, 130 de trecho cronometrado e mais 106 de deslocamento final.
As dunas da região não são novidade para Cyril Despres, que é bicampeão do Dakar (2005 e 2007). José Hélio, que já venceu três vezes o Rally dos Sertões, está ciente das dificuldades que o aguardam. “Estou preocupado com as areias, pois a moto do Despres é mais preparada para este tipo de solo do que a minha”, comentou o brasileiro, que corre de 450cc. O francês acelera com uma 700cc.
As estratégias de Despres para amanhã estão guardadas debaixo de sete chaves. “Não contaria nem para a minha mãe”, brincou o francês, ressaltando que fará alguns ajustes na motocicleta para o duelo final. Por outro lado, os competidores da Volkswagen estão bastante tranqüilos para a última etapa. “Está tudo pronto para a festa. Quero tomar caipirinha na chegada”, divertiu-se Mark Miller.
Resultado Acumulado após a 9ª Etapa (extra oficial)
Motos:
1º Zé Hélio - 30:20:05
1º Cyril Despres - 30:21:59
3º David Casteu - 30:51:41
Carros:
1º Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz - 27:57:11
2º Mark Miller / Ralph Pitchford - 28:06:42
3º Reinaldo Varela / Marcos Macedo - 30:37:47
Caminhões:
1º Edu Piano / Solon Mendes / Davi Fonseca - 29:32:24
2º Amable Barrasa / José Papacena / Raphael Bettoni - 31:11:06
3º André Azevedo / Maykel Justo / Ronaldo Pinto - 32:16:53
O Rally Internacional dos Sertões “estréia” nesta temporada como etapa do Campeonato Mundial para carros – algo que já ocorre entre motos e quadriciclos desde 2005. Evento bateu recorde de estrangeiros com 36 competidores vindos de 13 países. A prova é formada, no total, por 4.734 quilômetros de disputas.
Confira abaixo a programação do Rally dos Sertões:
27/06 - 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)
28/06 - Festa de premiação

Nenhum comentário: