terça-feira, 10 de junho de 2008

Reunião discutirá refinaria no Ceará

A construção da Refinaria no Ceará será discutida, a partir das 14h desta terça-feira (10), no Palácio Iracema, entre o governador Cid Gomes, representantes do Governo e técnicos da Petrobras.
A Petrobras pretende construir simultaneamente, no Nordeste, duas refinarias destinadas à exportação de derivados. Além da unidade do Maranhão, que já havia tido anúncio antecipado pelo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, haverá outra no Ceará. As unidades, que devem começar a operar entre 2013 e 2014, consumirão cerca de US$ 20 bilhões de investimentos.
A estatal não confirma ainda oficialmente a localização das refinarias, mas, segundo fontes da empresa, a decisão foi tomada na última reunião de diretoria, na quinta-feira da semana passada. A estratégia é deixar que os governos do Maranhão e do Ceará anunciem os empreendimentos. Indagado sobre o assunto, o diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa, confirmou apenas a existência do projeto para a segunda refinaria, mas não informou a localização.
Com as duas unidades, a companhia vai elevar em quase 1 milhão de barris de petróleo sua capacidade de exportação diária, atualmente em torno de 500 mil barris, incluindo petróleo bruto e derivados. A vantagem dessas duas unidades também será agregar maior valor ao produto. Hoje, a estatal exporta o petróleo muito pesado produzido no País e que tem preço subvalorizado no mercado internacional.

Nenhum comentário: