domingo, 14 de setembro de 2008

Morros e a "Gruta de Lampião"

Por esse local cercado pelas águas do Rio Jaguaribe a memória local registra que até Lampião pediu passagem.
Oportunizando aos banhistas uma linda paisagem com águas correntes, uma ilha de pedras, algumas grutas submersas e várias outras expostas completam a beleza da natureza do lugar rochoso de maciços antigos.
Quem vai aos Morros, não perde a oportunidade de saltar na água direto de uma oiticica de 20 metros.
Segundo a história local, Lampião e seu bando, fugidos de uma batalha em Mossoró (RN), passaram por uma gruta nos Morros, que até hoje é conhecida por “Gruta de Lampião”.


Áudio: "Bebê", com Marcos Farias e Adelson Viana (álbum: "Sanfona Brasileira").
Morros
Situados à margem direita do Córrego de Areia – um braço do rio Jaguaribe – as formações rochosas designadas como Morros e, que dão nome à comunidade próxima, forma um ponto turístico de Limoeiro do Norte. Estas elevações rochosas estão localizadas ao sul do município, na zona rural, tendo como comunidades vizinhas Quixaba, Córrego de Areia e Socorro.
Para chegar até lá, pode-se deslocar de qualquer rua do centro da cidade em direção ao Sítio Socorro ou Pitombeira, por estradas vicinais.
A travessia do rio é feita através de uma val, ou então a nado, pois a profundidade chega em alguns pontos a altura do pescoço para pessoas do porte de 1,70m. Segue, depois por trilha entre campos plantados de feijão e outras culturas. O lugar encontra-se bastante ressecado após a estação chuvosa, pois se encontra no semi-árido nordestino. Mas os montes aparecem imponentes e dominam a paisagem.
Ao chegar ao sopé do morro podemos observar que há vegetação rasteira e até árvores de pequeno e médio porte entre as rochas que o constituem. A subida não oferece muita resistência, mas deve-se ter o cuidado de não tocar nos ramos de urtiga e escorregar nas folhas secas entre os pedriscos soltos. Há uma variedade de plantas espinhosas, entre elas: malícia, xerófitas, macambiras, etc.
Ao chegar ao topo podemos observar uma parte do Vale Jaguaribano, avistando o centro de Limoeiro do Norte e, ao longe, Tabuleiro do Norte. Várias e enormes pedras parecem ter sido colocadas ali propositadamente, intrigantemente é perfeito o encaixe entre elas.
Há uma caverna sob as rochas, que segundo alguns, o bando de Lampião esteve acampado, em 1927. Prática que ainda se faz entre banhistas, escassos ali na região.
Pode-se ver ainda o descaso que a população tem com a preservação do meio ambiente, pois encontramos lixo, marcas de fogueira e o pior, a pichação de nomes de pessoas nas pedras (em diferentes épocas) descaracterizando a natureza do lugar.
Texto: Marcelo Giovanni

4 comentários:

Anônimo disse...

olá
uma dica, disponibiliza as fotos com o tamaho original em que foram batidas. como no caso do post sobre a igreja no espinho. o link delas não apontam pra fotos maiores.
outra dica, vc nao acharia mais interessante disponibilizar na pagina inicial do blog apenas um resumo do post, e ao clicar em um link (tipo LEIA MAIS) como existem em muitos blogs que costumam disponibilizar conteudo de texto muito extensos. isso ajudaria no carregamento das paginas, que ficariam mais curtas (estas sao bem compridas) e ficaria o blog mais simpatico ainda. existe maneira de deixar o blog mais pratico e nao eh tao dificil de se fazer. nao precisa ser manual. eh apenas algumas alterações no codigo do blog.
isso eh simples de se fazer. aqui www.usuariocompulsivo.blogspot.com) voce encontra.
vlw.

Anônimo disse...

nesse endereço tem bem melhor
http://blogalacarte.blogspot.com/2008/05/hack-sumario-do-post.html
e aqui

http://blogalacarte.blogspot.com/2008/07/escrevendo-posts-com-o-hack-de-leia.html

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas... Gostei das sugestões...

O e-mail para contato é:
limoeiroblog@hotmail.com

Espero seu contato...

Obrigado novamente, e continue acessando nosso blog, deixando suas sugestões...

José Mendes Pereira disse...

Amigo Alex Chaves Monteiro:

Gostei bastante do texto do amigo Marcelo Giovanni, que findei trasladando para o meu blog. Mas não fique preocupado, apenas eu o ilustrei com fotografias da sua cidade. E foi colocado na íntegra.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.