sábado, 12 de setembro de 2009

Limoeiro do Norte recebe V Festival Internacional de Trovadores e Repentistas

O objetivo do tradicional festival é valorizar e preservar as manifestações artísticas da região, que tem na cantoria a principal ferramenta de transmissão da herança cultural brasileira.
Um grande encontro de poesia popular nacional e internacional. É o que promete o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas que chega a sua quinta edição entre os dias 24 e 27 de setembro, em Limoeiro do Norte, a 200 Km de Fortaleza. Os sons das violas, das cantorias e dos repentes vão entoar a Praça Matriz da cidade conhecida como Princesa do Vale, que recebe pela segunda vez este festival de cultura popular.
O evento vai reunir mais de 50 artistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí, entre violeiros, poetas, repentistas, emboladores e aboiadores, além de dois trovadores de Roma, dois de Cuba, que se apresentam em palco aberto aos moradores do Baixo Jaguaribe.
Festival Internacional de Trovadores e Repentistas busca preservar a cultura popular regional. Sua proposta é contribuir com o despertar da consciência sobre as riquezas, importâncias e potencialidades da cultura local gerando o desenvolvimento econômico e social da região e do Nordeste.
Durante os quatro dias, a programação começa de manhã com o “Seminário Vozes de Mestres: a palavra (en)cantada na cultura oral nordestina”, onde se reúnem pesquisadores e artistas para discutir a cultura popular no contexto das manifestações orais. À noite, o palco da Praça Matriz recebe atrações locais, nacionais e internacionais.
No total, 24 duplas de cantadores se apresentam no período do festival, entre eles Sebastião da Silva (PB), Ivanildo Vila Nova (PE), Zé Viola (PI), Valdir Teles (PE), Moacir Laurentino (PB), Severino Feitosa (PE), Raimundo Caetano (PB), Zé Cardoso (RN), João Paraibano (PB), Silvio Grangeiro (CE) e João Lourenço (PB). Aos brasileiros, juntam-se os trovadores Eulicer Téllez Fernández e Gaspar Esquivel, de Las Tunas (Cuba) e Donato de Acutis e Enrico Rustici, de Roma (Itália).
A programação musical contará também com nomes como Luizinho de Irauçuba (CE), Betinho Aguiar (CE), Myrlla Muniz (CE) e a cirandeira Lia de Itamaracá (PE). Mas o palco será também para recital de poesias, aboios e emboladas com Beija-Flor (CE) e Vem-Vem (CE), Gabriel da Paraíba (PB) e Larissa Macedo (CE).
Sob a coordenação do cantador repentista Geraldo Amâncio, a quinta edição do Festival Internacional de Trovadores e Repentistas é uma realização do Instituto Internacional de Artes e Cantorias (Intercanto), com patrocínio da Chesf, Banco do Nordeste, Oi Futuro e Cagece, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e Academia Limoeirense de Letras.
Informações: Dégagé.com.br

Um comentário:

Irene paula disse...

Limoeiro está de parabéns por manter esse evento de tão grande valor, pois é um evento de acesso popular e que eleva a cultura dessa cidade tãi recheada de talentos e valores culturais.