quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Festival Internacional de Trovadores e Repentistas

IV Festival Internacional de Trovadores e Repentistas busca preservar a cultura popular regional. Uma miscelânea de sons, ritmos e manifestações culturais que farão do semi-árido palco do reencontro entre povos, suas raízes, tradições e crenças.
O IV Festival Internacional de Trovadores e Repentistas do Ceará, acontece na cidade de Limoeiro do Norte, nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro, com abertura do Boi Pai do Campo, às 20h. Sua proposta é contribuir com o despertar da consciência sobre as riquezas, importâncias e potencialidades da cultura local gerando o desenvolvimento econômico e social da região e do Nordeste. Ainda divulgar a influência da música tradicional nordestina, apoiar as manifestações culturais do sertão, resgatando e preservando os valores regionais.
O objetivo do tradicional festival é valorizar e preservar as manifestações artísticas da região, que tem na cantoria a principal ferramenta de transmissão da herança cultural brasileira.
Cantoria, crença, tradição e poesia
A programação mistura o popular e o erudito, entre repentes de cantadores, trovadores, payadores e a poesia sonora das emboladas e coco de praia em pleno sertão. Durante os três dias, 15 duplas de violas 17' vão se revezar no palco da Praça da Matriz. É embolada para ninguém botar defeito.
Foram convidados instrumentistas de vários lugares do Nordeste, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Ceará. Além das trovas e repentes, o festival abre espaço para poesias, aboios e emboladas. Os emboladores Amâncio Aboiador, Beija-Flor e Vem-Vem, além de nomes conhecidos do público, como o violinista Nonato Luiz, o sanfoneiro Waldonys, o cantor Eugênio Leandro e o músico argentino Gustavo Guichón, são alguns destaques desta edição.
É a primeira vez que as atividades acontecem em Limoeiro do Norte. As duas primeiras edições do festival, idealizado pelo cineasta Rosemberg Cariry, ocorreram em Quixadá e Quixeramobim, respectivamente em 2005 e 2006. No ano passado, as cidades Senador Pompeu e Farias Brito foram sede do evento.
Oficinas e seminários
Além de Limoeiro do Norte, oficinas de cordel e xilogravura acontecem também nas cidades vizinhas de Jaguaribe, Iracema e Alto Santo e serão lideradas por profissionais especializados, entre eles os cordelistas Rouxinou do Rinaré, Arievaldo Viana e Klévisson Viana. A feira de artesanatos, com objetos e produtos da cultura popular, acontece na Praça da Matriz.
Os seminários vão discutir os desafios atuais para as culturas populares e para a cantoria de viola e a preservação do patrimônio cultural do Vale do Jaguaribe, onde está localizada a cidade que sedia o festival. A programação se estende até meia-noite de sexta-feira (12/12).
Histórico
O Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, nasceu em 2005 através da necessidade de valorização e fortalecimento das culturas populares regionais como alternativa para a preservação das culturas tradicionais.
Idealizado pelo cineasta Rosemberg Cariry, o evento defende a "diversidade e a reciprocidade" e propõe o verdadeiro e benéfico significado da palavra universalização: o eterno reencontro dos homens e suas aldeias com as suas raízes universais.
Assim como justificativa do projeto a cantoria influi em diversos gêneros da poética popular do nordeste que tem em comum a herança multissecular dos cantadores, elementos determinantes na preservação das tradições culturais de todos os povos do mundo, daí a necessidade de proteger e estimular tal estilo poético que influenciou de forma determinante o lirismo difundido pelos portugueses ao chegarem ao pais no século XVI.
O Festival promove o intercâmbio entre os povos de regiões que tem como tradição a cantoria e o trovadoresco, matrizes da poética sertaneja, nordestina e brasileira.
Leia mais:

Nenhum comentário: