domingo, 15 de agosto de 2010

‘Eu, Você e a Saudade’: Programa de rádio semanal é dedicado a canções antigas

Todos os domingos, ouvintes de Limoeiro e da região não deixar de ouvir o Programa do "Pitombeirinha".
Limoeiro do Norte. Quando o domingo amanhece, e já nasce a preguiça de levantar cedo, a manhã vira nostalgia sem deixar de ser felicidade. "Pitombeirinha" arruma seus discos e caixas com centenas de músicas que só foram para o CD porque se está na ‘era digital’, e agulha na radiola vai virando passado no estúdio de rádio, para bom grado de sua casa, povoada do antigo, como os mais de 500 discos de cera de 78 rotações.
Religiosamente cedo, deposita todas as suas relíquias pessoais na mesa de som, para mais um dominical de rádio "Eu, Você e a Saudade", que completou, no último dia 1º, 15 anos. O programa faz história no Vale do Jaguaribe, ressonando músicas antigas em renovadas emoções, de sorrir e de chorar, mas de viver.
Depois de uma oração, de agradecer por mais um domingo de vida, de mais uma semana que se inicia, ele toca a melodiosa canção "Estou aqui", para dizer que "estamos no ar com mais um Eu, Você e a Saudade". O telefone começa a tocar, os ouvintes pedem ‘aquela’ música: "aquela, aquela..." que basta cantar alguns versos que o radialista Pitombeira Filho, com mais de três décadas de rádio, vai saber de qual se trata.
Com o pé do ouvido no rádio, ou mesmo o som moderno que toca MP3, milhares de ouvintes, de várias idades, fazem os afazeres domésticos, a mulher na cozinha, o homem no quintal, ou não fazem nada, enquanto o programa de rádio vira trilha sonora da manhã de domingo. É quando Francinélia Saraiva chora ao ouvir "Pálida Morena", interpretada por Orlando Silva. Depois são outras canções que emocionam o próprio radialista, que se ouve "Porta-Aberta" recorda o pai, ou toca "Sabiá na Gaiola" lembra do tempo em que sua mãe botava para dormir, balançando na rede, até que os dois dormissem e a música fosse cantada só em silêncio. Cada música teve razão para ser escrita, e ainda mil razões para ser ouvida, fazendo parte da história de várias pessoas.
Radialista Pitombeira Filho comemora, junto com os participantes e ouvintes do seu "Eu, Você e a Saudade", os 15 anos de existência e do sucesso do programa. (Foto: Melquíades Júnior)
"É muito gratificante, eu saber que não sou o cantor, não sou o compositor, mas de alguma forma entro no coração das pessoas que estão nos ouvindo", diz Pitombeira. E a gratidão das pessoas era sentida nos inúmeros presentes que já chegavam à sua casa nos últimos dias, e certamente durante toda a manhã deste domingo, em que a comparar com os outros anos, o estúdio da Rádio Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, fica pequeno, cheio de grandes admiradores, ouvintes que saíram do rádio para a rádio, deixar embrulhos de "obrigado".
Um programa de música, e de celebração da poesia e do amor. No Interior, o rádio é o meio de comunicação que mais grita e cochicha no ouvido. Nas vozes tonitruantes de Orlando Silva, Waldick Soriano, Ataulfo Alves, Sílvio Caldas, depois Vicente Celestino, Tereza Valeska, que já esteve no programa, como já estiveram em diversas vozes canções como sertaneja: "sertaneja se eu pudesse, e papai do céu me desse, o espaço pra voar, eu corria a natureza, acabava com a tristeza, só pra não te ver chorar". O ruído da agulha deslizando no disco indica tempo e autenticidade de um conjunto de pérolas da música popular brasileira nos anos 60 e 70, hoje sem tempo definido. Para Pitombeira, seu programa é ouvido por quem ama, já amou ou tem vontade de amar.
E se amor verdadeiro é o que dura, não se pode duvidar de seus 30 anos de paixão pelo rádio, metade dedicados ao "Eu, Você e a Saudade".
Participação da esposa
O homem prepara cada programa como a esposa Nilene fizesse um bolo - se usar os mesmos ingredientes garantisse qualidade, não existiriam bolos bons e ruins. "Eu nunca cheguei um dia atrasado", afirma, sugerindo que é só comprovar com os seus auxiliares, os profissionais voluntários Márcia Vieira, Belarmino Duarte e Vanilson Castro, que têm por lazer participarem ativamente do programa, seja controlando som, atendendo telefone, recepcionando. "É o programa mais liso do rádio e o único que conta com três auxiliares", brinca, desenvolto, o radialista, muitos anos de locução e ainda assim se diz tímido para falar em público. "Quando estou na rádio, na frente do meu microfone, aquilo ali me deixa à vontade. Em qualquer outro lugar não, mas a emoção com o que faço só eu sei".
Emoção
"Só eu sei a emoção que sinto quando estou na rádio, na frente do meu microfone". Pitombeira Filho – Radialista
Mais informações:
Programa Eu, Você e a Saudade - Rádio Vale do Jaguaribe
Aos domingos, de 7h30 às 11 horas
(88) 9211.8602 (Pitombeira Filho)
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Um comentário:

ana maria disse...

adorei o programa, quero mandar um alô para Vanilson.