quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aquífero da Chapada do Apodi é tema de seminários em Baraúna e Limoeiro do Norte

Preservação e controle na utilização da fonte. Trabalho é pioneiro no Brasil e será utilizado como modelo para outras regiões do país.
O trabalho de cooperação mútua para proteção do aquífero na Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte, e Vale do Jaguaribe, no Ceará, será discutido com representantes da sociedade civil organizada nos seminários programados para próxima quarta (11/08) na cidade de Baraúna/RN, e quinta-feira (12/08) em Limoeiro do Norte, no Ceará.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), como usuária de lençóis subterrâneos de água, tem interesse na preservação e controle na utilização da fonte. A companhia considera a união entre os dois estados um dos passos mais importantes para proteção dos aquíferos denominados Açu (RN) e Jandaíra (CE).
Aquíferos da região da Chapada do Apodi são essenciais para a agricultura. Mapa mostra a segunda maior reserva de água subterrânea do estado do Ceará, localizada na Chapada do Apodi, porção leste do estado do Ceará, na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte.
Recentemente aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) o seminário com o tema “Avaliação dos recursos Hídricos Subterrâneos e Proposição de Modelo de Gestão Compartilhada para os aquíferos da Chapada do Apodi, entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará”.
A conclusão dos trabalhos deve produzir um marco regulatório que será conhecido oficialmente em Brasília no dia 28 deste mês. O grupo que vai gerir os aquíferos será composto por quatro técnicos de cada Estado, que atuarão no controle da exploração da água subterrânea.
Os trabalhos realizados pela Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização são coordenados pela Agência Nacional de Águas (ANA) junto a Semarh. A Comissão técnica vem trabalhando com informações coletadas pelo consórcio contratado pela ANA, para pesquisar a disponibilidade do aquífero e quanto pode ser explorado, mantendo uso sustentável da água.
Poços
Durante o encontro foi discutido o modelo de gestão para coibir a exploração indevida da água subterrânea, através dos poços existentes nas regiões dos vales do Apodi e Jaguaribe. Os estudos visam impedir a exploração desordenada dos aquíferos, evitando que no futuro haja colapso e os próprios usuários venham sofrer as consequências da falta de água.
O aquífero Açu abastece o Rio Grande do Norte, através de poços, parte dos municípios de Mossoró, Areia Branca, Grossos, Tibau e Governador Dix-Sept Rosado. O aquífero Jandaíra é utilizado na irrigação de plantas frutíferas, principalmente em Baraúna, e também na fruticultura do Ceará nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Alto Santo.
Informações: Portal TM (Tendências e Mercado)

Nenhum comentário: