terça-feira, 10 de agosto de 2010

Doença de Chagas: Registrados casos da doença em duas comunidades de Limoeiro do Norte

O Mal de Chagas, transmitido pelas fezes e pela urina do Barbeiro, ameaça moradores de Limoeiro do Norte. Em duas comunidades do município, mais de 100 pessoas apresentam sintomas da doença.
Na tentativa de conter o avanço da doença, As equipes do controle de edemias do município já visitaram quase 4.000 casas. 13 casos já foram confirmados pelos exames, conforme mostra a reportagem do Ceará Notícias, da TV Jangadeiro.


Doença de Chagas
A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como Barbeiros.
O Trypanosoma cruzi é um membro do mesmo gênero do agente infeccioso africano da doença do sono e da mesma ordem que o agente infeccioso da leishmaniose, mas as suas manifestações clínicas, distribuição geográfica, ciclo de vida e de insetos vetores são bastante diferentes.
Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. No início dos anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente ligeiros, não mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até 20 anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como doença cardíaca e de intestino. Se não tratada, a doença crônica é muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para o tratamento desta doença são pouco satisfatórios, com os medicamentos com significativo efeito colateral, muitas vezes, ineficazes, em especial na fase crônica da doença.
Prevenção ou Profilaxia
Ainda não há vacina para a prevenção da doença. A prevenção está centrada no combate ao vetor, principalmente através da melhoria das moradias rurais a fim de impedir que lhe sirvam de abrigo. A melhoria das condições de higiene, o afastamento dos animais das casas e a limpeza frequente das palhas e roupas são eficazes.
Basicamente, a prevenção se dá pela eliminação do vetor, o Barbeiro, por meio de medidas que tornem menos propício o convívio deste próximo aos humanos, como a construção de melhores habitações, pois este inseto vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos e sob pedras. Existem também bloqueadores para o parasita, ao ir a lugares que possam possuir o barbeiro, tome um banho de gelatina sem sabor ainda mole. Isso impedirá o protozoário de entrar na corrente sanguínea, assim não contrairá a doença, ficado imune a mesma durante um período de tempo razoável, cerca de 2 dias.
O uso do inseticida extremamente eficaz, mas tóxico, DDT está indicado em zonas endêmicas, já que o perigo dos insetos transmissores é muito maior. (Informações: Wikipédia)

Nenhum comentário: